1TinhaZedequias a idade de vinte e um anos, quandocomeçou a reinar e reinouonzeanos em Jerusalém. Suamãe se chamavaHamutal e erafilha de Jeremias, de Libna.
3Assimsucedeuporcausa da ira do SENHORcontraJerusalém e contraJudá, a ponto de os rejeitar de suapresença; Zedequiasrebelou-se contra o rei da Babilônia.
4Sucedeuque, em o nonoano do reinado de Zedequias, aosdezdias do décimomês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veiocontraJerusalém, ele e todo o seuexército, e se acamparamcontraela, e levantaramcontraelatranqueiras em redor.
6Aosnovedias do quartomês, quando a cidade se viaapertada da fome, e nãohaviapãopara o povo da terra,7então, a cidadefoiarrombada, e todos os homens de guerrafugiram e saíram de noitepelocaminho da portaqueestáentre os doismurosperto do jardim do rei, a despeito de os caldeus se acharemcontra a cidade em redor; e se forampelocaminho da campina.
12 No décimodia do quintomês, do anodécimonono de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, o chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia, veio a Jerusalém.
15Dosmaispobres do povo, o mais do povoquehaviaficado na cidade, os desertoresque se entregaram ao rei da Babilônia e o mais da multidãoNebuzaradã, o chefe da guarda, levoucativos.
17 Os caldeuscortaram em pedaços as colunas de bronzequeestavam na Casa do SENHOR, comotambém os suportes e o mar de bronzequeestavam na Casa do SENHOR; e levaramtodo o bronzepara a Babilônia.
19Tomoutambém o chefe da guarda os copos, os braseiros, as bacias, as panelas, os candeeiros, os recipientes de incenso e as taças, tudoquantofosse de ouro ou de prata.
25 Da cidadetomou a um oficial, queeracomandantedastropas de guerra, e a setehomensdosqueeramconselheirospessoais do rei e se achavam na cidade, comotambém ao escrivão-mor do exército, quealistava o povo da terra, e a sessentahomens do povo do lugar, que se achavam na cidade.
28Assim, Judáfoilevadocativoparafora de suaterra. Este é o povoqueNabucodonosorlevoupara o exílio: no sétimoano, trêsmil e vinte e trêsjudeus;29 no anodécimooitavo de Nabucodonosor, levouelecativas de Jerusalémoitocentas e trinta e duaspessoas;30 no anovigésimoterceiro de Nabucodonosor, Nebuzaradã, o chefe da guarda, levoucativas, dentre os judeus, setecentas e quarenta e cincopessoas; todas as pessoassãoquatromil e seiscentas.
31 No trigésimosétimoano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no diavinte e cinco do duodécimomês, Evil-Merodaque, rei da Babilônia, no ano em quecomeçou a reinar, libertou a Joaquim, rei de Judá, e o fezsair do cárcere.
Nenhum comentário ainda.