5Israel e JudánãoforamabandonadascomoviúvaspeloseuDeus, o SENHORdosExércitos, embora a terradosbabilôniosestejacheia de culpadiante do Santo de Israel.
9 “ ‘Gostaríamos de tercuradoBabilônia, maselanãopodesercurada; deixem-na e vamos, cada um para a suaprópriaterra, pois o julgamentodelachega ao céu, eleva-se tãoaltoquanto as nuvens.
11 “Afiem as flechas, peguem os escudos! O SENHORincitou o espíritodosreisdosmedos, porqueseupropósito é destruir a Babilônia. O SENHOR se vingará, se vingará de seutemplo.
12Ergam o sinalparaatacar as muralhas da Babilônia! Reforcem a guarda! Posicionem as sentinelas! Preparemumaemboscada! O SENHORexecutará o seuplano, o queameaçoufazercontra os habitantes da Babilônia.
16 Ao som do seutrovão, as águas no céurugem; elefazcomque as nuvens se levantemdesde os confins da terra. Elefazrelâmpagospara a chuva e fazsair o vento de seusdepósitos.
19Aqueleque é a Porção de Jacónão é comoesses, poisele é quemformatodas as coisas, e Israel é a tribo de suapropriedade; SENHORdosExércitos é o seunome.
20 “Você é o meumartelo, a minhaarma de guerra. Comvocê eu despedaçonações, comvocê eu destruoreinos,21comvocêdespedaçocavalo e cavaleiro, comvocêdespedaçocarro de guerra e cocheiro,22comvocêdespedaçohomem e mulher, comvocêdespedaçovelho e jovem, comvocêdespedaçorapaz e moça,23comvocêdespedaçopastor e rebanho, comvocêdespedaçolavrador e bois, comvocêdespedaçogovernadores e oficiais.
25 “Estoucontravocê, ó montanhadestruidora, vocêquedestrói a terrainteira”, declara o SENHOR. “Estendereiminhamãocontravocê, eu a fareirolardospenhascos, e farei de vocêumamontanhacalcinada.
27 “Ergam um estandarte na terra! Toquem a trombetaentre as nações! Preparem as naçõespara o combatecontraela; convoquemcontraelaestesreinos: Ararate, Mini e Asquenaz. Nomeiem um comandantecontraela; lancem os cavalos ao ataquecomo um enxame de gafanhotos.
30 Os guerreiros da Babilôniapararam de lutar; permanecem em suasfortalezas. A forçadelesacabou; tornaram-se comomulheres. As habitaçõesdelaestãoincendiadas; as trancas de suasportasestãoquebradas.
31 Um emissáriovaiapósoutro, e um mensageirosaiapósoutromensageiroparaanunciar ao rei da Babilôniaquesuacidadeinteirafoicapturada,32 os vaus do rioforamtomados, a vegetaçãodospântanosfoiincendiada, e os soldadosficaramaterrorizados.”
34 “Nabucodonosor, rei da Babilônia, devorou-nos, lançou-nos em confusão, fez de nós um jarrovazio. Talcomoumaserpenteelenosengoliu, encheuseuestômagocomnossasfinascomidas e entãonosvomitou.
35Que a violênciacometidacontranossacarneestejasobre a Babilônia”, dizem os habitantes de Sião. “Que o nossosangueestejasobreaquelesquemoram na Babilônia”, dizJerusalém.
39Mas, enquantoestiveremexcitados, prepararei um banqueteparaeles e os deixareibêbados, paraquefiquembemalegres e, então, durmam e jamaisacordem”, declara o SENHOR.
46Nãodesanimemnemtenhammedoquandoouviremrumores na terra; um rumorchegaesteano, outro no próximo, rumor de violência na terra e de governantecontragovernante.
47Portanto, certamentevêm os diasquandocastigarei as imagensesculpidas da Babilônia; toda a suaterraseráenvergonhada, e todos os seusmortosjazerãocaídosdentrodela.
51 “Vocêsdirão: ‘Estamosenvergonhados, poisfomosinsultados e a vergonhacobre o nossorosto, porqueestrangeirospenetraramnoslugaressantos do templo do SENHOR’.
56 Um destruidorvirácontra a Babilônia; seusguerreirosserãocapturados, e seusarcosserãoquebrados. Pois o SENHOR é um Deus de retribuição; eleretribuiráplenamente.
57Embebedarei os seuslíderes e os seussábios; os seusgovernadores, os seusoficiais e os seusguerreiros. Elesdormirãoparasempre e jamaisacordarão”, declara o Rei, cujonome é SENHORdosExércitos.
58Assimdiz o SENHORdosExércitos: “A largamuralha da Babilôniaserádesmantelada e suasaltasportasserãoincendiadas. Os povos se exaurempornada, o trabalhodasnaçõesnãopassa de combustívelpara as chamas”.
59Esta é a mensagemqueJeremiasdeu ao responsávelpeloacampamento, Seraías, filho de Nerias, filho de Maaseias, quandoelefoi à Babilôniacom o reiZedequias de Judá, no quartoano do seureinado.
64Entãodiga: AssimBabilôniaafundaráparanãomais se erguer, porcausa da desgraçaquetrareisobreela. E seupovocairá”. Aquiterminam as palavras de Jeremias.
Nenhum comentário ainda.