2Enviareiestrangeiroscontra a Babilônia, que a lançarão ao ventocomoquemsepara o trigo da palha e deixarão a terradeserta. No dia da calamidade, virãocontraela de todos os lados.
6 “Fujam da Babilônia! Quecada um salve a suavida! Nãosejamdestruídosporcausa da maldadedela! Porque é tempo da vingança do SENHOR: elelhedará o castigoqueelamerece.
9QueríamoscurarBabilônia, maselanãosarou. Deixem-na, e quecada um vá para a suaterra, porque o seujuízochegaaté o céu e se elevaaté as maisaltasnuvens.
11 “Afiem as flechas! Preparem os escudos!” O SENHORdespertou o espíritodosreisdosmedos, porque o seupropósito é destruir a Babilônia. Poisesta é a vingança do SENHOR, a vingançapeloquefizeramcontra o seutemplo.
12 “Levantem um estandartecontra as muralhas da Babilônia! Reforcem a guarda! Coloquemsentinelas! Preparememboscadas! Porque o SENHORplanejou e fez o quetinhadito a respeitodosmoradores da Babilônia.
14 O SENHORdosExércitosjuroupor si mesmo, dizendo: Certamente eu a encherei de homens, como se fossemgafanhotos, e elesdarão o grito de vitóriasobrevocê.”
16Quandoelefazsoar a suavoz, logo há tumulto de águas no céu, e nuvenssobemdasextremidades da terra. Elecria os relâmpagospara a chuva e dosseusdepósitosfazsair o vento.
17Todas as pessoassãotolas e nãotêmconhecimento. Todoourives é envergonhadopelaimagemqueelemesmoesculpiu, pois as suasimagenssãofalsas, e nelasnão há fôlego de vida.
19Aqueleque é a Porção de Jacónão é semelhante a essasimagens, porqueele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a tribo da suaherança. SENHORdosExércitos é o seunome.
25 “Eisquesoucontravocê, ó montanhadestruidora, quedestróitoda a terra”, diz o SENHOR. “Estenderei a mãocontravocê, fareicomquerole do altodasrochas e se transforme em montequeimado.
27 “Levantem um estandarte na terra, toquem a trombetaentre as nações, preparem as naçõesparalutaremcontraela. Convoquemcontraela os reinos de Ararate, Mini e Asquenaz. Nomeiemcontraela um comandante. Façamvircavaloscomogafanhotoseriçados.
29 A terratreme e se contorce em dores, porque os planos do SENHORcontra a Babilôniaestãofirmes, parafazer da terra da Babilôniaumadesolação, semquehajaquemnelahabite.
30 Os valentes da Babilôniapararam de lutar e permanecemnasfortalezas. Desfaleceu-lhes a força, tornaram-se comomulheres. As suascasasestão em chamas, os ferrolhosdosportõesforamquebrados.
31 Um arautosai ao encontro de outroarauto, um mensageirosai ao encontro de outromensageiro, paraanunciar ao rei da Babilôniaque a suacidadefoiinvadida de todos os lados,32que as passagens do rioestãoocupadas, as fortalezasestão em chamas, e os homens de guerra, amedrontados.
33Porqueassimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: A filha da Babilônia é como a eiraquando é aplanada e pisada; ainda um pouco, e chegaráparaela o tempo da colheita.”
34 “Nabucodonosor, rei da Babilônia, nosdevorou, esmagou-nos e fez de nós um objetoinútil. Comomonstromarinho, nosengoliu, encheu a suabarrigacom as nossascomidasfinas e nosjogoufora.
35Que a moradora de Siãodiga: ‘A violênciaque se fez a mim e à minhacarnecaiasobre a Babilônia!’ QueJerusalémdiga: ‘O meusanguecaiasobre os moradores da Caldeia!’”
36Portanto, assimdiz o SENHOR: “Eisquedefenderei a suacausa e vingarei o malquelhefizeram. Secarei as águas da Babilônia e fareicomque se esgotem as suasfontes.
46Nãodesfaleça o coração de vocês, nemtenhammedo do rumorque se há de ouvir na terra. Poisviránumano um rumor, noutroano, outrorumor. Haveráviolência na terra, dominadorcontradominador.”
47 “Portanto, eisquevêmdias em quecastigarei as imagens de escultura da Babilônia. Toda a suaterraseráenvergonhada, e todos os seusferidoscairão no meiodela.
51Vocêsdirão: ‘Estamosenvergonhados, porqueouvimosfalar da afronta. O nossorosto se cobre de vergonha, porquevieramestrangeiros e entraramnossantuários da Casa do SENHOR.’”
56Porque um destruidorvemcontraela, contra a Babilônia; os seusvalentesestãopresos, já estãoquebrados os seusarcos. Porque o SENHOR é Deusqueretribui, e elecertamentelheretribuirá.
57Deixareiembriagados os seuspríncipes, os seussábios, os seusgovernadores, as suasautoridades e os seusvalentes. Dormirãosonoeterno e nãoacordarão”, diz o Rei, cujonome é SENHORdosExércitos.
58Assimdiz o SENHORdosExércitos: “A grossamuralha da Babilôniaserátotalmentederrubada, e os seusaltosportõesserãoincendiados. Assim, os povostrabalharam em vão, e o esforçodasnaçõesacabousendoconsumidopelofogo.”
59Esta é a ordemque o profetaJeremiasdeu a Seraías, filho de Nerias, filho de Maaseias, quandoesteestava de saídapara a BabilôniacomZedequias, rei de Judá, no quartoano do seureinado. Seraíasera o chefedoscamareiros.
62Depois, diga: “Ó SENHOR! Tu falaste a respeitodestelugarque o exterminarias, a fim de quenadafiquenele, nempessoanemanimal, e que se tornaria em desolaçãoperpétua.”
64Entãodiga: “Assimseráafundada a Babilônia e não se levantará, porcausa do malque eu hei de trazersobreela; e os seusmoradoressucumbirão.” Atéaqui as palavras de Jeremias.
Nenhum comentário ainda.