2 E enviareiparaBabilôniapeneiradores, que a irãopeneirar, e esvaziarãosuaterra, porque no dia da aflição, elesserãocontraela em todas as direções ao seuredor.
3Contraaquelequeentesar, entese o arqueiro o seuarco, e contraaqueleque a si mesmoexalta em suacouraça. Nãopoupeis os seusjovens. Destruícompletamentetodo o seuexército.
6Fugi do meio de Babilônia, e livraicadahomem a suaalma. Nãosejaiscortadosdentro da suainiquidade, porqueeste é o tempo da vingança do Senhor. Elelhedará em retribuiçãoumarecompensa.
9NósteríamoscuradoBabilônia, porémelanãoestácurada. Abandonai-a, e deixe- nos ir cada um para a suaprópriaregião, pois o seujuízochegaaté o céu, e estáelevadaaté o firmamento.
11Tornaipolidas as flechas, reuni os escudos. O Senhoragitou o espíritodosreisdosmedos, poisseuplano é contraBabilônia, paradestruí-la, porqueesta é a vingança do Senhor, a vingança do seutemplo.
12Erguei o estandartesobre os muros de Babilônia, tornai a vigilânciaforte, estabelecei as sentinelasprovendo-lhes o necessário, preparai as emboscadas, pois o Senhortemplanejado e executado o queelefaloucontra os habitantes de Babilônia.
16Quandoelepronunciasuavoz, há umamultidão de águasnoscéus. Elefaz os vaporessubiremdesde os confins da terra. Elefazrelâmpagoscomchuva, e traz o ventodosseustesouros.
23 Eu tambémdespedaçareicontigo o pastor e o seurebanho, e contigo eu despedaçarei o agricultor, e o seujugo de bois, e contigo eu despedaçareicapitães e governantes.
25Eisque eu soucontra ti, ó montedestruidor, diz o Senhor, quedestróitoda a terra. E eu estenderei a minhamãosobre ti, e a te revolvereidasrochas, e te tornarei um monte de cinzas.
27Ergueivós um estandarte na terra, soprai a trombetaentre as nações, preparai as naçõescontraela, convocaicontraela os reinos de Ararate, Mini e Asquenaz. Designai um capitãocontraela, fazei os cavalossurgircomolagartasásperas.
29 E a terrairátremer e sentirtristeza, porquetododesígnio do SenhorserárealizadocontraBabilônia, parafazer a terra de Babilôniaumadesolação, sem um habitante.
30 Os homenspoderosos de Babilôniadesistiram de lutar; elespermaneceram em suasfortificações. O poderdelestemfalhado, elestornaram-se comomulheres. Elesqueimaram as suashabitações. Seusferrolhosestãoquebrados.
31 Um correiocorreráparaencontrar o outro, e um mensageiroparaencontraroutro, paramostrar ao rei de Babilôniaque a suacidadefoicapturada de todos os lados:32 e as passagensestãobloqueadas, e os canaviaisforamqueimados a fogo, e os homens de guerraestãoaterrorizados.
33Porqueassimdiz o SenhordosExércitos, o Deus de Israel: A filha de Babilônia é comoumaeira; este é o tempoparadebulhá-la. Ainda um curtoperíodo de tempo, e o tempo da suacolheitachegará.
34Nabucodonosor, o rei de Babilônia, me devorou, ele me esmagou, eletornou-me em vasovazio, ele me tragoucomo um dragão, eleencheuseuventrecomminhasiguarias; ele me expeliu.
46 E paraquenãodesfaleça o vossocoração, e vóstemaispelorumorqueseráouvido na terra, um rumoriráchegar um anodepoisdisso, e em outroanoiráchegar um rumor, e violência na terra, governantecontragovernante.
47Portanto, eisquediasvêm em que eu executareijuízosobre as imagensesculpidas de Babilônia. E a suaterrainteiraestaráperplexa, e todos os seusmortoscairão no meiodela.
53Embora se esperequeBabilôniaeleve- se até o céu, e emboraquesubaBabilôniaaté ao céu, e emborafortifique o alto da suaforça, contudo de mimvirãosaqueadoressobreela, diz o Senhor.
56Porque o saqueadorveiosobreela, sobreBabilônia, e seuspoderososhomenssãocapturados; cada um dosseusarcosestãoquebrados, porém o SenhorDeusdasrecompensas, certamenteiráretribuir.
57 E eu embriagarei os seuspríncipes, e os seussábios, e seuscapitães, e seusgovernantes, e os seuspoderososhomens. E elesdormirão um sonoperpétuo, e nãoacordarão, diz o Rei, cujonome é o SenhordosExércitos.
58Assimdiz o SenhordosExércitos: Os largosmuros de Babilôniaserãocompletamenterompidos, e seusaltosportõesserãoqueimados a fogo. E o povotrabalhará em vão, e o povo no fogo, e eles se cansarão.
59PalavraqueJeremias, o profeta, ordenou a Seraías, o filho de Nerias, o filho de Maaseias, quandoeleveiocomZedequias, o rei de Judá, para a Babilônia, no quartoano do seureinado. E esteSeraíasera um príncipesereno.
Nenhum comentário ainda.