1Esta é a palavraque o SENHORfaloupeloprofetaJeremiasacerca da Babilônia e da terradosbabilônios:2 “Anunciem e proclamementre as nações, ergam um sinal e proclamem; nãoescondamnada. Digam: ‘A Babilôniafoiconquistada; Belfoihumilhado, Marduqueestáapavorado. As imagens da Babilôniaestãohumilhadas e seusídolosapavorados’.
6 “Meupovotemsidoovelhasperdidas; seuspastores as desencaminharam e as fizeramperambularpelosmontes. Elasvaguearampormontanhas e colinas e se esqueceram de seuprópriocurral.
7Todosque as encontram as devoram. Os seusadversáriosdisseram: ‘Nãosomosculpados, poiselaspecaramcontra o SENHOR, suaverdadeirapastagem, o SENHOR, a esperança de seusantepassados’.
9Vejam! Eu mobilizarei e trareicontra a Babilôniaumacoalizão de grandesnações do norte. Elastomarãoposição de combatecontraela e a conquistarão. Suasflechasserãocomoguerreirosbemtreinados, quenãovoltam de mãosvazias.
11 “Aindaquevocêestejaalegre e exultante, vocêquesaqueia a minhaherança; aindaquevocêsejabrincalhãocomoumanovilhasolta no pasto, e relinchecomo os garanhões,12suamãe se envergonharáprofundamente; aquelaque a deu à luzficaráconstrangida. Ela se tornará a menordasnações, um deserto, umaterraseca e árida.
13Porcausa da ira do SENHORelanãoseráhabitada, masestarácompletamentedesolada. Todos os quepassarempelaBabilôniaficarãochocados e zombarãoporcausa de todas as suasferidas.
15Soemcontraela um grito de guerra de todos os lados! Ela se rende, suastorrescaem e suasmuralhassãoderrubadas. Esta é a vingança do SENHOR; vinguem-se dela! Façam a ela o queelafezaosoutros!
16Eliminem da Babilônia o semeador e o ceifeiro, com a suafoice na colheita. Porcausa da espada do opressor, quecada um voltepara o seuprópriopovo, e cada um fujapara a suaprópriaterra.
17 “Israel é um rebanhodisperso, afugentadoporleões. O primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria; e o último a esmagar os seusossosfoiNabucodonosor, rei da Babilônia”.
20Naquelesdias, naquelaépoca”, declara o SENHOR, “procurarãopelainiquidade de Israel, masnadaseráachado, pelospecados de Judá, masnenhumseráencontrado, poisperdoarei o remanescenteque eu poupar.
21 “Ataquem a terra de Merataim e aquelesquemoram em Pecode. Persigam-nos, matem-nos e destruam-nostotalmente”, declara o SENHOR. “Façamtudo o queordenei a vocês.
26Venhamcontraeladosconfins da terra. Arrombem os seusceleiros; empilhem-na comofeixes de cereal. Destruam-na totalmente e nãolhedeixemnenhumremanescente.
29 “Convoquemflecheiroscontra a Babilônia, todosaquelesqueempunham o arco. Acampem-se todos ao redordela; nãodeixemninguémescapar. Retribuam a elaconforme os seusfeitos; façamcomelatudo o queelafez. Porqueeladesafiou o SENHOR, o Santo de Israel.
33Assimdiz o SENHORdosExércitos: “O povo de Israelestásendooprimido e também o povo de Judá. Todos os seuscaptores os prendem à força, recusandodeixá-los ir.
34Contudo, o Redentordeles é forte; SENHORdosExércitos é o seunome. Elemesmodefenderá a causadeles e trarádescanso à terra, masinquietaçãoaosquevivem na Babilônia.
37Umaespadacontra os seuscavalos, contra os seuscarros de guerra e contratodos os estrangeiros em suasfileiras! Elesserãocomomulheres. Umaespadacontra os seustesouros! Elesserãosaqueados.
42Elesempunham o arco e a lança; sãocruéis e nãotêmmisericórdia, e o seubarulho é como o bramido do mar. Vêmmontados em seuscavalos, em formação de batalha, paraatacá-la, ó cidade de Babilônia.
44Como um leãoquesobe da mata do Jordão em direçãoaospastosverdejantes, subitamente eu caçarei a Babilôniapondo-a fora de suaterra. Quem é o escolhidoquedesignareiparaisso? Quem é como eu quepossa me desafiar? E quepastorpode me resistir?”
45Porissoouçam o que o SENHORplanejoucontra a Babilônia, o queelepreparoucontra a terradosbabilônios: os menores do rebanhoserãoarrastados, e as pastagensficarãodevastadasporcausadeles.
Nenhum comentário ainda.