1Palavraque o SenhorfaloucontraBabilônia, e contra a terradoscaldeusporintermédio de Jeremias, o profeta:2Declaraivósentre as nações, e divulgai, e erguei um estandarte. Divulgai e nãoocultai, dizei: Babilônia é tomada, Belestáperplexo, Merodaqueestáquebrado em pedaços. Os seusídolosestãoperplexos, suasimagesestãoquebradas em pedaços.
4Naquelesdias, e naqueletempo, diz o Senhor, os filhos de Israelvirão, eles e os filhos de Judájuntamente, indo e chorando. Elesirão, e buscarão o SenhorseuDeus.
6Meupovotemsidoovelhasperdidas. Seuspastores as têmextraviado, eles as desviaramsobre os montes. Elesvão do montepara a colina, elesesqueceram o seulugar de descanso.
7Todos os que as encontravam as devoravam, e seusadversáriosdisseram: Nósnãotransgredimos, porqueelespecaramcontra o Senhor, a habitação da justiça, o Senhor, a esperançadosseuspais.
9Poiseisque eu fareisurgir, e farei se levantarcontraBabilôniaumaassembleia de grandesnações da região do norte, e elespor-se-ão em ordemcontraela. Dalielaserátomada. As suasflechasserãocomo as de um homempoderosoespecialista, nenhumatornarávazia.
13Porcausa da ira do Senhor, elanãoseráhabitada, porémelaseráinteiramentedesolada. TodoaquelequepassaporBabilôniaestaráatônito, e assobiaráportodas as suaspragas.
15Gritaicontraela ao redor. Eladeu a suamão; seusalicercesestãocaídos, os seusmurosestãodestroçados, porqueesta é a vingança do Senhor. Exerceivingançasobreela, comoelatemfeito, fazeiparacomela.
16Cortai de Babilônia o semeador, e aquelequemaneja a foice no tempo de colheita, pormedo da espadaopressoraelesvirar- se-ão cada um paraseupovo, e elesfugirãocada um parasuaprópriaterra.
17Israel é umaovelhadesgarrada. Os leões o afugentaram. Primeiramente o rei da Assíria o devorou, e porúltimo, esteNabucodonosor, rei de Babilônia, quebrou os seusossos.
20Naquelesdias, e naqueletempo, diz o Senhor, a iniquidade de Israelseráprocurada, e nenhumaseráachada. E os pecados de Judá, nãomaisserãoencontrados, porqueperdoareiaquelesquerestarem.
21Sobecontra a terra de Merataim, contraesta, e contra os habitantes de Pecode. Devasta e destróicompletamenteapóseles, diz o Senhor, e fazeconformetudoque eu tenho te ordenado.
24 Eu coloqueiumaarmadilhapara ti, e tu és tambémumapresa, ó Babilônia, e tu nãoestavasalerta. Tu fosteencontrada, e tambémcapturada, porquecontendestecontra o Senhor.
29Convocai os arqueiroscontraBabilônia, todosvósqueentesais o arco, acampaicontraela em redor. A ninguémdalideixaiescapar. Recompensai-a conformesuaobra, conformetudoqueelatemfeito, poiselatemsidoarrogantecontra o Senhor, contra o Santo de Israel.
33Assimdiz o SenhordosExércitos: Os filhos de Israel e os filhos de Judáforamoprimidosjuntamente, e todosque os tomaramcativos os retiveram. Elesrecusaram-se a libertá-los.
34 O seuRedentor é forte. O SenhordosExércitos é o seunome. Eleirápleitear a suacausa, paraquepossadarrepouso à terra, e inquietar os habitantes de Babilônia.
37Umaespadaestásobreseuscavalos, e sobresuascarruagens, e sobretodo o povomistoqueestá no meiodela. E elestornar- se-ão comomulheres. Umaespadaestásobre os seustesouros, e elesserãoroubados.
39Portanto, habitarãoali os animaisselvagens do deserto, com os animaisselvagensdasilhas, e as corujashabitarãonela. E estanãoserámaishabitadaparasempre, nemseráelahabitada de geração a geração.
42Elesirãosegurar o arco e a lança. Elessãocruéis e nãomostrarãomisericórdia. Suasvozesrugirãocomo o mar, e elesmontarão em cavalos, cada um posto em ordem, como um homempara a batalha, contra ti, ó filha de Babilônia.
43 O rei de Babilôniaouviurelatossobreeles, e suasmãostornaram-se frágeis. Angústiaapoderou-se dele e pontadas, como as de umamulher em trabalho de parto.
44Eisqueelecomoleãosubirá da cheia do Jordãoaté a habitação do forte. Porém eu os farei de repenteescapar de lá. E quem é o homemescolhido, paraque eu possaestabelecersobreela? Poisquem é semelhante a mim? E quem me designará o tempo? E quem é o pastorqueresistiráperante a mim?
45Portanto, ouvi o conselho do Senhor, queeleexecutoucontraBabilônia, e suasintenções, queeleplanejoucontra a terradoscaldeus: Certamente os menores do rebanho os arrastarão. Certamenteeletornará, juntocomeles, suashabitaçõesdesoladas.
Nenhum comentário ainda.