2Anunciaientre as nações; fazeiouvir e arvoraiestandarte; proclamai, nãoencubrais; dizei: Tomada é a Babilônia, Belestáconfundido, e abatido, Merodaque; cobertas de vergonhaestão as suasimagens, e seusídolostremem de terror.
4Naquelesdias, naqueletempo, diz o SENHOR, voltarão os filhos de Israel, eles e os filhos de Judájuntamente; andando e chorando, virão e buscarão ao SENHOR, seuDeus.
6 O meupovotemsidoovelhasperdidas; seuspastores as fizeramerrar e as deixaramdesviarpara os montes; do montepassaram ao outeiro, esqueceram-se do seuredil.
7Todos os que as acharam as devoraram; e os seusadversáriosdiziam: Culpanenhumateremos; porquepecaramcontra o SENHOR, a morada da justiça, e contra a esperança de seuspais, o SENHOR.
9Porqueeisque eu suscitarei e fareisubircontra a Babilônia um conjunto de grandesnações da terra do Norte, e se porão em ordem de batalhacontraela; assimserátomada. As suasflechasserãocomo de destroguerreiro, nenhumatornarásemefeito.
10 A Caldeiaservirá de presa; todos os que a saquearem se fartarão, diz o SENHOR;11aindaquevosalegrais e exultais, ó saqueadores da minhaherança, saltaiscomobezerros na relva e rinchaiscomocavalosfogosos,12serámuienvergonhadavossamãe, seráconfundida a quevosdeu à luz; eisqueelaserá a últimadasnações, um deserto, umaterraseca e umasolidão.
13Porcausa da indignação do SENHOR, nãoseráhabitada; antes, se tornará de tododeserta; qualquerquepassarporBabilônia se espantará e assobiaráporcausa de todas as suaspragas.
15Gritaicontraela, rodeando-a; ela já se rendeu; caíram-lhe os baluartes, estão em terra os seusmuros; poisesta é a vingança do SENHOR; vingai-vosdela; fazei-lhe a ela o queelafez.
16Eliminai da Babilônia o quesemeia e o quemaneja a foice no tempo da sega; porcausa da espada do opressor, virar-se-á cada um para o seupovo e cada um fugirápara a suaterra.
20Naquelesdias e naqueletempo, diz o SENHOR, buscar-se-á a iniquidade de Israel, e já nãohaverá; os pecados de Judá, masnão se acharão; porqueperdoareiaosremanescentesque eu deixar.
21Sobe, ó espada, contra a terraduplamenterebelde, sobecontraela e contra os moradores da terra de castigo; assolairremissivelmente, destróitudoapóseles, diz o SENHOR, e fazesegundotudo o que te mandei.
29ConvocaicontraBabilônia a multidãodosquemanejam o arco; acampai-voscontraela em redor, e ninguémescape. Retribuí-lhesegundo a suaobra; conformetudo o quefez, assimfazei a ela; porque se houvearrogantementecontra o SENHOR, contra o Santo de Israel.
33Assimdiz o SENHORdosExércitos: Os filhos de Israel e os filhos de Judásofremopressãojuntamente; todos os que os levaramcativos os retêm; recusamdeixá-los ir;34mas o seuRedentor é forte, SENHORdosExércitos é o seunome; certamente, pleiteará a causadeles, paraaquietar a terra e inquietar os moradores da Babilônia.
37 A espadavirásobre os seuscavalos, e sobre os seuscarros, e sobretodo o misto de gentequeestá no meiodela, e esteserácomomulheres; a espadavirásobre os tesourosdela, e serãosaqueados.
39Porisso, as feras do desertocom os chacaishabitarão em Babilônia; também os avestruzeshabitarãonela, e nuncamaisserápovoada, nemhabitada de geração em geração,40comoquandoDeusdestruiu a Sodoma, e a Gomorra, e às suascidadesvizinhas, diz o SENHOR; assim, ninguémhabitaráali, nemmoraránelahomemalgum.
42Armam-se de arco e de lança; elessãocruéis e nãoconhecem a compaixão; a vozdeles é como o mar, quebrama; montamcavalos, cada um posto em ordem de batalhacontra ti, ó filha da Babilônia.
44Eisque, comosobe o leãozinho da florestajordânicacontra o rebanho em pastoverde, assim, nummomento, arrojá-la-ei dali e lá estabelecerei a quem eu escolher. Poisquem é semelhante a mim? Quem me pedirácontas? E quem é o pastorque me poderáresistir?
45Portanto, ouvi o conselho do SENHOR, queeledecretoucontraBabilônia, e os desígniosqueeleformoucontra a terradoscaldeus; certamente, até os menores do rebanhoserãoarrastados, e as suasmoradas, espantadasporcausadeles.
Nenhum comentário ainda.