1Andaipelasruas de Jerusalém, vedeagora, informai-vos e buscaipelassuaspraças. Se puderdesencontrar um homem, um só homemquepratique a justiça e busque a verdade, eu perdoarei a cidade.
3 Ó SENHOR, poracasonão é a verdadequeteusolhosprocuram? Tu os feriste, masnãolhesdoeu; tu os consumiste, mas se recusaram a receber a correção. Endureceram o rostomais do queumarocha e nãoquiseram se converter.
6Porisso um leão da floresta os matará, um lobodosdesertos os destruirá, um leopardoficará à espreitacontrasuascidades; todoaquelequedelassairserádespedaçado. Porque as suastransgressõessãomuitas, e a suarebeldia é grande.
7Comopodereiperdoar-te? Poisteusfilhos me abandonaram e jurarampelosquenãosãodeuses. Depois de eu os haversustentado, adulteraram e se ajuntaram em bandosnosprostíbulos.
14Portanto, assimdiz o SENHOR, o DeusdosExércitos: Porquedissestetalpalavra, convertereiminhaspalavras em fogo na tuaboca, e estepovo em lenha, e o fogo o consumirá.
15 E tragocontravósumanação de longe, ó casa de Israel, diz o SENHOR. É umanaçãovitoriosa, umanaçãoantiga, umanaçãocujalínguanãoconheces e cujafalanãoentendes.
17Elesdevorarão a tuacolheita e o teupão, devorarão os teusfilhos e as tuasfilhas; devorarão os teusrebanhos e o teugado; devorarão a tuavideira e a tuafigueira; destruirãopelaespada as tuascidadesfortificadas em queconfias.
19 E quandodisserdes: Porque o SENHOR, nossoDeus, nosfeztodasestascoisas? Entãolhesdirás: Assimcomovós me abandonastes e servistes a deusesestrangeiros na vossaterra, assimtambémservireisestrangeiros em terraquenão é vossa.
20Anunciaiisto à casa de Jacó e proclamai-o em Judá:21Ouviagoraisto, vós, povoinsensato e sementendimento, quetendesolhos e nãovedes, quetendesouvidos e nãoouvis:22Vósnão me temeis?, diz o SENHOR. Nãotremeisdiante de mim, queporordemeternacoloquei a areiacomolimitepara o mar, queelenãopodepassar? Aindaquesuasondas se levantem, nãopoderãoprevalecer; aindaquerujam, nãopoderãoultrapassá-lo.
24 E nãodizem no seucoração: Temamosagora o SENHOR, nossoDeus, que no tempocerto dá a chuva do outono e a da primavera, e nosconserva as semanasdeterminadas da colheita.
28Engordaram a si próprios, estãobemalimentados. Tambémexcedem o limite da maldade. Nãojulgamcomjustiça a causadosórfãos, paraqueprosperem, nemdefendem o direitodospobres.
30Umacoisaespantosa e horríveltemocorrido na terra:31 Os profetasprofetizamfalsidade, os sacerdotesdominamcomautoridadeprópria, e o meupovogostadisso. Mas o quefareisquandoissochegar ao fim?
Nenhum comentário ainda.