2Belsazar, enquantotomava o vinho, mandouquefossemtrazidos os vasos de ouro e de prataqueseupai, Nabucodonosor, haviatirado do temploqueestava em Jerusalém, paraquebebessemporeles o rei e seusgrandes, suasmulheres e suasconcubinas.
3Então, trouxeram os vasos de ouroquehaviamsidotirados do templo da Casa de Deus, queestava em Jerusalém, e porelesbeberam o rei e seusgrandes, suasmulheres e suasconcubinas.
5 Na mesmahora, saíram os dedos de mão de homem e escreveramdefronte do candeeiro na caiadura da parede do palácioreal. O reivia a parte da mãoqueescrevia.
7 O reichamou, em altavoz, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros. Falou o rei e disseaossábios de Babilônia: Qualquerquelerestaescritura e me mostrar a suainterpretaçãoserávestido de púrpura, traráumacadeia de ouro ao pescoço e terá o terceirolugar de poder no reino.
10Ora, a rainha, porcausadaspalavras do rei e dosseusgrandes, entrou na casa de banquete; falou a rainha e disse: Ó rei, viveeternamente! Não te perturbem os teuspensamentos, nem se mude o teusemblante.
11 No teureino, há um homemquetem em si o espíritodosdeusessantos, e, nosdias de teupai, se acharamneleluz e entendimento, e sabedoria, como a sabedoriadosdeuses; o reiNabucodonosor, teupai, o rei, digo, teupai, fê-lo chefedosmágicos, dosencantadores, doscaldeus e dosfeiticeiros;12porquanto um espíritoexcelente, e conhecimento, e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de dúvidas se acharam em Daniel, a quem o reipôs o nome de Beltessazar. Sejachamado, pois, Daniel, e elemostrará a interpretação.
13Então, foiDanielintroduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: És tu aqueleDaniel, um dosfilhos do cativeiro de Judá, que o rei, meupai, trouxe de Judá?
15Agoramesmo, foramintroduzidos à minhapresença os sábios, os encantadores, paraquelessemestaescritura e me fizessemsaber a interpretaçãodela; porémnão me puderammostrar a interpretação da coisa.
16Mastenhoouvido a teurespeitoque tu podesdarinterpretações e solverdúvidas. Se, pois, puderesler a escritura e me fazersaber a interpretaçãodela, serásvestido de púrpura, trarásumacadeia de ouro ao pescoço e terás o terceirolugar de poder no reino.
17Então, respondeuDaniel e disse na presença do rei: Sejampara ti as tuasdádivas, e dá a outrem os teusprêmios; contudo, eu lerei ao rei a escritura e lhefareisaber a interpretação.
18 O AltíssimoDeus, ó rei, deu a teupai, Nabucodonosor, o reino, e grandeza, e glória, e majestade;19 e, porcausa da grandezaquelhedeu, todos os povos, nações e línguastremiam e temiamdiantedele; a quemqueriamatava; e a quemelequeriaconservava em vida; a quemqueriaexaltava; e a quemqueriaabatia.
20Quando, porém, o seucoração se elevou, e o seuespírito se endureceu, de sorteque se houvearrogantemente, foieledeposto do seutronoreal, e tiraram-lhe a suaglória;21 e foiexpulsodentre os filhosdoshomens, o seucoraçãofoifeitocomo o dosanimais, e a suamoradaeracom os jumentosmonteses; foisustentado de feno, comoboi, e o seucorpofoimolhado do orvalho do céu, atéqueconheceuque o AltíssimoDeusdomina no reinodoshomens e a quemquiserconstituisobreele.
22 Tu, Belsazar, que és seufilho, nãohumilhaste o coração, emborasoubessestudoisso;23porém te elevastecontra o Senhor do céu. Trouxeramperante ti os vasos da casadele, e porelesbebestesvinho, tu e teusgrandes, tuasmulheres e tuasconcubinas; e louvaste os deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de pau e de pedra, quenãoveem, nemouvem, nemsabem; e ao Deus, em cujamãoestá o teufôlego e de quemsãotodos os teuscaminhos, a elenãoglorificaste.
29Então, Belsazardeu as suasordens; vestiram de púrpura a Daniel e puseram-lhe ao pescoçoumacadeia de ouro, e fez-se umaproclamação a respeitodele, quetivesse o terceirolugar de poder no reino.
Nenhum comentário ainda.