2Durante a festa, enquantotodosbebiam, Belsazar se lembroudosvasos de ouro e prataquehaviamsidolevadospara a Babilôniamuitosanosantes, porNabucodonosor, quandoeledestruiu o templo em Jerusalém. Belsazarordenouque as taças e vasosfossemtrazidospara a festa, paraqueele, os príncipes e suasmulheresbebessemdessastaças.
5 De repente, enquantoelesbebiamnastaçassagradas, todosviramdedos de umamão de homemescrevendoalgo na parede do palácioqueficava em frente às lâmpadas! E o reiviuclaramente os dedosescrevendo!
7 “Tragam os encantadores e astrólogos!”, elegritou. “Tragam os adivinhos! Qualquerpessoaqueconseguirler o queestáescrito na parede e me disser o significadodaquelaspalavrasserávestidacom a roupareal, feita de púrpura. No seupescoçoserácolocadaumacorrente de ouro, e ela se tornará a terceiraautoridade do reino!”
9 O reiestavaficandocadavezmaisdesesperado. O medoqueelesentiaeratãograndeque o seurostoficouaterrorizado! E todaaquelagenteimportantetambémficouapavorada!
10Quando a rainha-mãesoube o queestavaacontecendo, correuaté a sala do banquete e disse a Belsazar: “Que o reivivaparasempre! Acalme-se! Nãofiquetãodesesperadoporcausadisso.
11 Há um homem no seureinoquetem em si o espíritodosdeusessantos. Na época de seupai, essehomemeracheio de inteligência e sabedoria. Elepareciaser um deus! No reinado de Nabucodonosor, seupredecessor, elefoinomeadochefedosmagos, encantadores, astrólogos e adivinhos de toda a Babilônia.
12PoisDaniel, essehomem a quem o reideu o nome de Beltessazar, eracheio da sabedoria e da inteligênciadivina. Eletem a capacidade de interpretarsonhos ou resolverenigmas e mistériosmuitodifíceis e solucionarqualquercaso. MandechamarDaniel. Elepoderádizer ao rei o quesignificam as palavrasescritas na parede”.
16 Eu ouvidizerquevocê é capaz de resolverqualquertipo de mistério. Se você me disser o quesignificamaquelaspalavras, eu o vestirei de roupasreais, colocarei no seupescoçoumacorrente de ouro, e vocêpassará a ser a terceiraautoridadedestereino”.
17EntãoDanielrespondeu ao rei: “Majestade, guarde os seuspresentes, ou entãoofereçatudoisso a outrapessoa. Eu lerei a inscriçãopara o rei e lhedirei o significadodaspalavras.
19Eratãogrande o poderqueNabucodonosorrecebeu de Deusquetodos os povostremiam de medodiantedele. Mandavamatarquemelequeria e deixavacomvida as pessoas de quemgostava. Conforme os caprichos do rei, elepromovia a quemqueriapromover e humilhava a quemqueriahumilhar.
21Foiexpulso do meiodoshomens e começou a pensar e agircomo um animal; passou a vivercom os jumentosselvagens e a comercapimcomo os bois. Seucorpoeradiariamentecobertocom o orvalho, atéqueentendeuque o DeusAltíssimodominasobre os reinosdoshomens e elemesmoescolhequemquerparagoverná-los.
23Masdesafiou o Senhordoscéus e trouxeparaestafesta as taçassagradas do seutemplo. O senhor, seusconvidados, suasesposas e outrasmulheresbeberamdessastaçasenquantolouvavamdeusesfeitos de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra — deusesquenãoveemnemouvem, deusesquenãoconhecemcoisaalguma. Masnenhum de vocêslouvou o Deusque dá vida, o Deusquecontrola as suasvidas!
29Então, porordem de Belsazar, Danielfoivestidocom as roupasreais, feitas de tecidovermelho. No seupescoçofoicolocadaumacorrente de ouro, e elefoiproclamado a terceiraautoridade no reino.
30Naquelamesmanoite, Belsazar, reidosbabilôniosfoimorto,31 e Dario, o medo, tomou a cidade de Babilônia e começou a reinar, com a idade de sessenta e doisanos.
Nenhum comentário ainda.