1Acercadosamonitas: Assimdiz o SENHOR: “PoracasoIsraelnãotemfilhos? Seráquenãotemherdeiros? PorqueseráentãoqueMoloque se apossou de Gade? Porqueseupovovivenascidades de Gade?
2Portanto, certamentevêm os dias”, declara o SENHOR, “em quefareisoar o grito de guerracontraRabádosamonitas; elavirá a serumapilha de ruínas, e os seuspovoados ao redorserãoincendiados. EntãoIsraelexpulsaráaquelesque o expulsaram”, diz o SENHOR.
3 “Lamente-se, ó Hesbom, pois Ai estádestruída! Gritem, ó moradores de Rabá! Ponhamveste de lamento e chorem! Corramparaondeder, poisMoloqueirápara o exíliocom os seussacerdotes e os seusoficiais.
5Fareicomquevocêtenhapavor de tudo o queestá a suavolta”, diz o Senhor, o SENHORdosExércitos. “Vocêsserãodispersos, cada um numadireção, e ninguémconseguiráreunir os fugitivos.
7Acerca de Edom: Assimdiz o SENHORdosExércitos: “Seráque já não há maissabedoria em Temã? Seráque o conselhodesapareceudosprudentes? A sabedoriadelesdeteriorou-se?
10Mas eu despiEsaú e descobri os seusesconderijos, paraqueelenãomais se esconda. Os seusfilhos, parentes e vizinhosforamdestruídos. Ninguémrestouparadizer:11 ‘Deixe os seusórfãos; eu protegerei a vidadeles. As suasviúvastambémpodemconfiar em mim’ ”.
12Assimdiz o SENHOR: “Se aquelesparaquem o cálicenãoestavareservadotiveramquebebê-lo, porquevocêdeveriaficarimpune? Vocênãoficarásemcastigo, masirábebê-lo.
13 Eu juropormimmesmo”, declara o SENHOR, “queBozraficará em ruínas e desolada; ela se tornaráobjeto de afronta e de maldição, e todas as suascidadesserãoruínasparasempre”.
16 O pavorquevocêinspira e o orgulho de seucoração o enganaram, a você, quevivenasfendasdasrochas, queocupa os altosdascolinas. Aindaquevocê, como a águia, faça o seuninhonasalturas, de lá eu o derrubarei”, declara o SENHOR.
19 “Como um leãoquesobe da mata do Jordão em direçãoaospastosverdejantes, subitamente eu caçareiEdompondo-o fora de suaterra. Quem é o escolhidoquedesignareiparaisso? Quem é como eu quepossa me desafiar? E quepastorpode me resistir?”
20Porisso, ouçam o que o SENHORplanejoucontraEdom, o quepreparoucontra os habitantes de Temã: Os menores do rebanhoserãoarrastados, e as pastagensficarãodevastadasporcausadeles.
24Damascotornou-se frágil, ela se virouparafugir, e o pânicotomoucontadela; angústia e dordela se apoderaram, dorcomo a de umamulher em trabalho de parto.
28Acerca de Quedar e os reinos de Hazor, queNabucodonosor, rei da Babilônia, derrotou: Assimdiz o SENHOR: “Preparem-se, ataquemQuedar e destruam o povo do oriente.
30 “Fujamrapidamente! Escondam-se em cavernasprofundas, vocêshabitantes de Hazor”, diz o SENHOR. “Nabucodonosor, rei da Babilônia, fezplanos e projetoscontravocês.
32Seuscamelos se tornarãodespojo e suasgrandesmanadas, espólio. Espalharei ao ventoaquelesquerapam a cabeça , e de todos os ladostrarei a suaruína”, declara o SENHOR.
34Esta é a palavra do SENHORqueveio ao profetaJeremiasacerca de Elão, no início do reinado de Zedequias, rei de Judá:35Assimdiz o SENHORdosExércitos: “Vejam, quebrarei o arco de Elão, a base de seupoder.
36Fareicomque os quatroventos, quevêmdosquatrocantos do céu, sopremcontraElão. E eu os dispersareiaosquatroventos, e nãohaveránenhumanaçãoparaondenãosejamlevados os exilados de Elão.
37FareicomqueElãotremadiantedosseusinimigos, diantedaquelesquedesejamtirar-lhe a vida. Trarei a desgraçasobreeles, a minhairaardente”, declara o SENHOR. “Fareicomque a espada os persigaatéque eu os tenhaeliminado.
Nenhum comentário ainda.