1TendoJoséentrado, deunotícia a Faraó, dizendo: Meupai e meusirmãoscom os seusrebanhos, e gados, e tudo o quetêmsãovindos da terra de Canaã; e eisqueestão na terra de Gósen.
4Disserammais a Faraó: Somosvindosparaperegrinarnestaterra, porquenão há pastopara os rebanhosdosteusservos, sendograve a fome na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te permitasque os teusservoshabitem na terra de Gósen.
6 A terra do Egitoestádiante de ti; no melhor da terrafazehabitar a teupai e a teusirmãos; habitemeles na terra de Gósen. Se sabesque há entreelesalgunshomenshábeis, faze-os maioraisdospastores do meugado.
9Respondeu-lheJacó: Os diasdosanosdasminhasperegrinaçõessãocento e trintaanos: poucos e maustêmsido os diasdosanos da minhavida e nãochegaramaosdiasdosanos da vida de meuspaisnosdiasdassuasperegrinações.
15Gastoquefoi o dinheiro da terra do Egito e da terra de Canaã, vieram a Josétodos os egípcios e disseram: Dá-nospão, porquemorreremos na tuapresença? Porquantonosfalta o dinheiro.
17Trouxeram o seugado a José; e Josédeu-lhespão em troca de cavalos, de ovelhas, de bois e de jumentos; e os sustentou de pãoaqueleano, em troca de todo o gadodeles.
18Findoaqueleano, foram a José no segundoano e disseram-lhe: Nãoocultaremos a meusenhorque o nossodinheiroestáinteiramentegasto; o gado já pertence a meusenhor; nadanos é deixadodiante de meusenhor, senão os nossoscorpos e as nossasterras.
19Porquemorreremosdiante de teusolhos, tantonóscomo a nossaterra? Compra-nos a nós e a nossaterra em troca de pão, e nós e a nossaterraseremosservos de Faraó; dá-nossementes, paraquevivamos e nãomorramos e paraquenãofiquedesolada a terra.
22Somente a terradossacerdotes, elenão a comprou; pois os sacerdotestinhamrações de Faraó e comiam as suasraçõesqueFaraólheshaviadado, peloquenãovenderam a suaterra.
24Nostempos da ceifa, dareis a quintaparte a Faraó, e quatropartesserãovossas, parasemente do campo, e para o vossomantimento e dosqueestão em vossascasas, e para o mantimento de vossosfilhinhos.
29Chegando-se o tempo da morte de Israel, chamou a seufilhoJosé e disse-lhe: Se agoraacheigraçaaosteusolhos, põe a mãoporbaixo da minhacoxa e usaparacomigo de benevolência e de verdade. Rogo-te quenão me enterres no Egito;30mas, quando eu dormircommeuspais, levar-me-ás do Egito e enterrar-me-ás no lugar da sepulturadeles. RespondeuJosé: Eu fareicomodisseste.
Nenhum comentário ainda.