1EntãoveioJosé, e informou a Faraó, dizendo: Meupai e meusirmãos, comseusrebanhos e seugado, e tudo o quetêm, chegaram da terra de Canaã e estão na terra de Gósen.
4Disserammais a Faraó: Viemosparaperegrinarnestaterra; porquenão há pastopara os rebanhos de teusservos, porquanto a fome é grave na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te permitasqueteusservoshabitem na terra de Gósen.
5EntãofalouFaraó a José, dizendo: Teupai e teusirmãosvieram a ti;6 a terra do Egitoestádiante de ti; no melhor da terrafazehabitarteupai e teusirmãos; habitem na terra de Gósen. E se sabesqueentreeles hà homenscapazes, põe-nossobre os pastores do meugado.
9Respondeu-lheJacó: Os diasdosanosdasminhasperegrinaçõessãocento e trintaanos; poucos e maustêmsido os diasdosanos da minhavida, e nãochegaramaosdiasdosanos da vida de meuspaisnosdiasdassuasperegrinações.
15Quando se acabou o dinheiro na terra do Egito, e na terra de Canaã, vieramtodos os egípcios a José, dizendo: Dà-nospão; porquemorreremos na tuapresença? porquanto o dinheironosfalta.
17Entãotrouxeram o seugado a José; e Josédeu-lhespão em trocadoscavalos, e dasovelhas, e dosbois, e dosjumentos; e os sustentou de pãoaqueleano em troca de todo o seugado.
18Findoaqueleano, vieram a José no anoseguinte e disseram-lhe: Nãoocultaremos ao meusenhorque o nossodinheiroestátodogasto; as manadas de gado jà pertencem a meusenhor; e nadarestadiante de meusenhor, senão o nossocorpo e a nossaterra;19porquemorreremosdiantedosteusolhos, tantonóscomo a nossaterra? Compra-nos a nós e a nossaterra em troca de pão, e nós e a nossaterraseremosservos de Faraó; dá-nostambémsemente, paraquevivamos e nãomorramos, e paraque a terranãofiquedesolada.
20AssimJosécomproutoda a terra do EgitoparaFaraó; porque os egípciosvenderamcada um o seucampo, porquanto a fomelheseragrave em extremo; e a terraficousendo de Faraó.
22Somente a terradossacerdotesnão a comprou, porquanto os sacerdotestinhamrações de Faraó, e elescomiam as suasraçõesqueFaraólheshaviadado; porissonãovenderam a suaterra.
24 Há de ser, porém, que no tempo as colheitasdareis a quintaparte a Faraó, e quatropartesserãovossas, parasemente do campo, e para o vossomantimento e dosqueestãonasvossascasas, e para o mantimento de vossosfilhinho.
26José, pois, estabeleceuistoporestatutoquanto ao solo do Egito, até o dia de hoje, que a Faraócoubesse o quinto a produção; somente a terradossacerdotesnãoficousendo de Faraó.
29Quando se aproximava o tempo da morte de Israel, chamouele a José, seufilho, e disse-lhe: Se tenhoachadograçaaosteusolhos, põe a mãodebaixo da minhacoxa, e usaparacomigo de benevolência e de verdade: rogo-te quenão me enterres no Egito;30masquando eu dormircom os meuspais, levar-me-ás do Egito e enterrar-me-ás junto à sepulturadeles. RespondeuJosé: Fareiconforme a tuapalavra.
Nenhum comentário ainda.