3Então o faraóperguntou a essesirmãos de José: Qual é a vossaocupação? E eleslheresponderam: Nós, teusservos, somospastores de ovelhas, tantonóscomonossospais.
4Disserammais ao faraó: Viemosviveralgumtemponestaterra; porquenão há pastopara os rebanhos de teusservos e porque a fome é severa na terra de Canaã; agora, rogamos-te quepermitasqueteusservoshabitem na terra de Gósen.
5Então o faraófalou a José: Teupai e teusirmãosvieram a ti;6 a terra do Egitoestádiante de ti; fazeteupai e teusirmãoshabitarem no melhor da terra; quehabitem na terra de Gósen. E, se conheceshomenscapazesentreeles, coloca-os comopastores do meugado.
9Jacórespondeu-lhe: O tempodasminhasperegrinaçõessãocento e trintaanos; poucos e maustêmsido os diasdosanos da minhavida; nãochegaramaosdiasdosanos da vida de meuspais, nosdiasdassuasperegrinações.
11Josédeumorada a seupai e a seusirmãos, dando-lhespropriedades na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, conforme o faraóhaviaordenado.
15Quandoacabou a prata na terra do Egito e na terra de Canaã, todos os egípciosforam a José, pedindo: Dá-nossustento; haveríamos de morrerdiante de ti porquenãotemosmaisprata?
17Entãotrouxeram o gado a José; e elelhesdeusustento em trocadoscavalos, dasovelhas, dosbois e dosjumentos; e deu-lhessustentoaqueleano em troca de todo o gado.
18Quandoaqueleanoterminou, foram a José no anoseguinte e disseram-lhe: Nãoesconderemos do meusenhorque a nossaprata já acabou; e as manadas de gado já pertencem ao meusenhor; e nadarestapara o meusenhor, excetonossocorpo e nossaterra.
19Porquehaveríamos de morrerdiantedosteusolhos, tantonóscomonossaterra? Compra a nós e à nossaterra em troca de sustento; e nós e nossaterraseremosescravos do faraó; dá-nostambémsemente, paraquesobrevivamos e nãomorramos, e paraque a terranãofiquedesolada.
20AssimJosécomproutoda a terra do Egitopara o faraó; porquecada um dosegípciosvendeu o seucampo, já que a fomesobreeleseramuitosevera; e a terrapassou a ser do faraó.
22Apenasnãocomprou a terradossacerdotes, porqueestesrecebiamregularmenteumaporção do faraó, e eles se sustentavamcom as porçõesque o faraólhesdava; porissonãovenderam a suaterra.
24Masdareis ao faraó a quintapartedascolheitas, e quatroquintosserãovossos, parasemente do campo e para o vossomantimento e dosqueestãonasvossascasas e dasvossascrianças.
26Joséestabeleceuporlei, quanto ao solo do Egito, até o dia de hoje, que o quinto da produçãocoubesse ao faraó; somente a terradossacerdotesnão se tornou do faraó.
29Aproximando-se o dia de suamorte, IsraelchamouseufilhoJosé e disse-lhe: Se possoacharmisericórdiadiante de ti, põe a mãodebaixo da minhacoxa e usa de bondade e de fidelidadeparacomigo; peço-te quenão me sepultes no Egito;30mas, quando eu adormecercom os meuspais, tu me levarás do Egito e me sepultarásjunto à sepulturadeles. Josérespondeu: Fareiconforme a tuapalavra.
Nenhum comentário ainda.