1Então, veioJosé e disse a Faraó: Meupai e meusirmãos, com os seusrebanhos e o seugado, comtudo o quetêm, chegaram da terra de Canaã; e eisqueestão na terra de Gósen.
4Disserammais a Faraó: Viemosparahabitarnestaterra; porquenão há pastopara o rebanho de teusservos, pois a fome é severa na terra de Canaã; agora, pois, te rogamospermitashabitem os teusservos na terra de Gósen.
6 A terra do Egitoestáperante ti; no melhor da terrafazehabitarteupai e teusirmãos; habitem na terra de Gósen. Se sabeshaverentreeleshomenscapazes, põe-nosporchefes do gadoque me pertence.
9Jacólherespondeu: Os diasdosanosdasminhasperegrinaçõessãocento e trintaanos; poucos e mausforam os diasdosanos da minhavida e nãochegaramaosdiasdosanos da vida de meuspais, nosdiasdassuasperegrinações.
15Tendo-se acabado, pois, o dinheiro, na terra do Egito e na terra de Canaã, foramtodos os egípcios a José e disseram: Dá-nospão; porquehaveremos de morrer em tuapresença? Porquanto o dinheironosfalta.
17Então, trouxeram o seugado a José; e Josélhesdeupão em troca de cavalos, de rebanhos, de gado e de jumentos; e os sustentou de pãoaqueleano em troca do seugado.
18Findoaqueleano, foram a José no anopróximo e lhedisseram: Nãoocultaremos a meusenhorque se acaboutotalmente o dinheiro; e meusenhor já possui os animais; nadamaisnosrestadiante de meusenhor, senão o nossocorpo e a nossaterra.
19Porquehaveremos de perecerdiantedosteusolhos, tantonóscomo a nossaterra? Compra-nos a nós e a nossaterra a troco de pão, e nós e a nossaterraseremosescravos de Faraó; dá-nossementeparaquevivamos e nãomorramos, e a terranãofiquedeserta.
20Assim, comprouJosétoda a terra do EgitoparaFaraó, porque os egípciosvenderamcada um o seucampo, porquanto a fomeeraextremasobreeles; e a terrapassou a ser de Faraó.
22Somente a terradossacerdotesnão a comprouele; pois os sacerdotestinhamporção de Faraó e elescomiam a suaporçãoqueFaraólhestinhadado; porisso, nãovenderam a suaterra.
24Dascolheitasdareis o quinto a Faraó, e as quatropartesserãovossas, parasemente do campo, e para o vossomantimento e dosqueestão em vossascasas, e paraquecomam as vossascrianças.
29Aproximando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou a José, seufilho, e lhedisse: Se agoraacheimercê à tuapresença, rogo-te queponhas a mãodebaixo da minhacoxa e usescomigo de beneficência e de verdade; rogo-te que me nãoenterres no Egito,30porémque eu jazacommeuspais; porisso, me levarás do Egito e me enterrarás no lugar da sepulturadeles. RespondeuJosé: Fareisegundo a tuapalavra.
Nenhum comentário ainda.