1Esta é a mensagem do SENHORqueveio ao profetaJeremiasacercadasnações:2Acerca do Egito: Esta é a mensagemcontra o exército do rei do Egito, o faraóNeco, quefoiderrotado em Carquemis, junto ao rioEufrates, porNabucodonosor, rei da Babilônia, no quartoano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá:3 “Preparemseusescudos, os grandes e os pequenos, e marchempara a batalha!
5Mas o quevejo? Elesestãoapavorados, estão se retirando, seusguerreirosestãoderrotados. Fogem às pressas, semolharparatrás; há terrorportodos os lados”, declara o SENHOR.
9 Ao ataque, cavalos! Avancem, carros de guerra! Marchem em frente, guerreiros! Homens da Etiópia e da Líbia , quelevamescudos; homens da Lídia, queempunham o arco!
10Masaquelediapertence ao Soberano, ao SENHORdosExércitos. Será um dia de vingança, paravingar-se dosseusadversários. A espadadevoraráatésaciar-se, atésatisfazersuasede de sangue. Porque o Soberano, o SENHORdosExércitos, fará um banquete na terra do norte, junto ao rioEufrates.
13Esta é a mensagemque o SENHORfalou ao profetaJeremiasacerca da vinda de Nabucodonosor, rei da Babilônia, paraatacar o Egito:14 “Anunciemisto no Egito e proclamem-no em Migdol; proclamem-no também em Mênfis e em Tafnes: Assumamposição! Preparem-se! Porque a espadadevoraaquelesqueestão ao seuredor.
16Tropeçam e caem, caemunssobre os outros. Elesdizem: ‘Levantem-se. Vamosvoltarparanossoprópriopovo e paranossaterranatal, paralonge da espada do opressor.
21 Os mercenários em suasfileirassãocomobezerrosgordos. Elestambémdarãomeiavolta e juntosfugirão; nãodefenderãosuasposições, pois o dia da derrotadelesestáchegando, a hora de seremcastigados.
25 O SENHORdosExércitos, o Deus de Israel, diz: “CastigareiAmom, deus de Tebas , o faraó, o Egito, seusdeuses e seusreis, e também os queconfiam no faraó.
26 Eu os entregareinasmãosdaquelesquedesejamtirar-lhes a vida; nasmãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e de seusoficiais. Maistarde, porém, o Egitoseráhabitadocomo em épocaspassadas”, declara o SENHOR.
27 “Quanto a você, nãotema, meuservoJacó! Nãofiqueassustado, ó Israel! Eu o salvarei de um lugardistante; e os seusdescendentes, da terra do seuexílio. Jacóvoltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.
28Nãotema, meuservoJacó! Eu estoucomvocê”, declara o SENHOR. “Destruireicompletamentetodas as naçõesentre as quais eu o dispersei; mas a vocênãodestruireicompletamente. Eu o disciplinareicomovocêmerece; nãosereiseverodemais”.
Nenhum comentário ainda.