1AssimordenaYahweh, o Eterno: “Eisque o portão do átriointerior, isto é, do pátiointerno, que dá para o Oriente, o Leste, permaneceráfechadodurante os seisdiasdedicados ao trabalho; mas no dia do shabbãth, sábado, e no dia da luanovaseráaberto.
2 O príncipe, caminhando do pátioexterno, entrarápelopórtico da entrada e ficarájunto ao batente. Enquantoisso, os sacerdotessacrificarão os holocaustos e as ofertas de paz e comunhão. Então o reideveráprestarseuculto e adoração ao SENHOR, depoisdesseritualsairá, mas o portãoficaráabertoaté o pôr-do-sol.
4 O holocaustoque o príncipe ou reioferecer ao Eterno no shabbãth, sábado, será de seiscordeirossemmácula e um carneirotambémsemimperfeições;5 e a oferta de cereaisentreguejuntocom o carneiroserá de umaefá, arroba, e a oferta de cereaiscom os cordeirosseráespontânea, de quantoeledesejardar, mais um hin, galão de azeiteparacadaefá de cereal.
7Eletambémdará, a cadaoferta de cereais, umaefápara o novilho e umaefápara o carneiro, e para os cordeiros o quepuder, com um hin de azeiteparacadaefá.
9Quando o povo da terravier à presença de Yahwehnasocasiõesprescritas, isto é, nasfestasfixas, todoaquelequeentrarpeloportãoNorteparacultuar ao SENHORsairápeloportãoSul, e todoaquelequeentrarpeloportãoSulsairápeloportãoNorte. Nemumapessoavoltarápelapassagem da portapelaqualentrou, mastodosdeverãosairpeloportãooposto.
11Nascelebrações, inclusive as fixas, a oferta de cereaisserá de umaefácom um novilho, umaefácom um carneiro, e com os cordeiros, quanto se desejardar, mais um hin de azeiteparacadaefá.
12Quando o príncipefornecerumaofertavoluntária a Yahweh, sejaholocaustosejaoferta de paz e comunhão, o portãoque dá para o Oriente, a Leste, seráaberto ao rei. Entãoeleofereceráseuholocausto ou suasofertas de paz e comunhãocomofaz no dia do shabbãth, sábado. Entãodeixará o recinto e, logodepois de haversaído, o portão se fechará e serátrancadonovamente.
14Com o cordeiro em sacrifíciotambémapresentareis, manhãapósmanhã, umaoferta de cereais, de um sexto de efá e um terço de hin de azeite a fim de umedecer a farinha. A dedicaçãodestaoferta de cereaisseráfeita em obediência a umadeterminaçãoeterna.
16Portanto, assimdeclaraYahweh, o SoberanoDeus: Se da suaherança o príncipefizer um presente a um de seusfilhos, estadádivapertencerátambémaosseusdescendentes; serápropriedadedelesporherança.
17Mas se derumaparte de suasterras, comopresente, a algumdosseusservos ou escravos, esteterá o direito de conservar a dádivarealconsigoaté o Ano da Libertação, quandoentão o presenteretornará ao rei. Suaherançapertenceunicamente a seusfilhos; e delesseráparasempre.
18 O príncipe e reinãotomaránada da herança do povo, privando-o de suapropriedade; deixarádassuasprópriasterras em benefício de seusfilhos, a fim de queninguém do meupovosejaobrigado a separar-se de suapropriedade.”
19Entãoaquelehomem me conduziupelaentradaqueficava ao lado do portãonascâmarassantificadasaossacerdotes, queestavamvoltadas na direção do Oriente, para o Norte; e ali, na parte de trás, havia um local na direção do Ocidente, a Oeste.
20 E ele me explicou: “Este é o lugaronde os sacerdotescozinharão a carneoferecidacomosacrifícioparatirarpecados e a ofertapelasculpas, e ondeassarão os cereais, as ofertas de farinha. Sendoassim, nadaque é santoserálevado ao pátio de fora, a fim de não se misturemcom o povo e lhetransmitamsantidade.”
23 Em torno de cada um dosquatroátrios, pelolado de dentro, haviaumasaliência de pedra, comlugaresparacozinhar, construídos em toda a suavoltadebaixo da saliência.
Nenhum comentário ainda.