1 “Portanto, quando a terraforrepartidaporsorteioentre as tribos de Israel, vocêsdeverãooferecerumapartedela ao SENHOR. Essaparteseráterrasanta. Essafaixa de terraterádozequilômetros e meio de comprimentopordezquilômetros de largura.
2 “Dentro da faixa, umaáreaquadradacomduzentos e cinquentametros de ladoseráseparadapara o templo. Alémdessaárea, deveráhaver um espaçolivre de vinte e cincometros de cadalado do espaçoreservado ao templo.
4Essafaixaseráseparada; será o LugarSanto da terra de Israel. Servirápara os sacerdotesconstruíremsuascasas e viverem; será a moradadosqueservem no templo. Em resumo, essafaixa de terra é santa e pertence ao templo.
5Acimadessafaixa, ao lado da terradossacerdotes, haveráoutrafaixa de terra, com as mesmasdimensões de dozequilômetros e meio de comprimentoporcincoquilômetros de largura. Essafaixaserádestinadaaoslevitas, queservem ao povo na casa do SENHOR. Alielesconstruirãosuascasas.
6 “Abaixo da áreaseparadapara o templohaveráumafaixamenorcom as seguintesdimensões: dozequilômetros e meio de comprimentopordoisquilômetros de largura. Nessafaixaseráconstruídaumacidadeaberta a todo o meupovo.
7 “Duasfaixasespeciais da terraserãoseparadaspara a propriedade do príncipe. Ficarão ao ladodasfaixasseparadaspara os levitas, o templo e a cidade. Terãoambasdozequilômetros e meio de largura, e suasdivisas de leste e oesteserão as mesmasdasfaixasdestinadas a cadaumadastribos, o marMediterrâneo e o rioJordão, respectivamente.
8Estaserá a parteseparadapara o príncipe. Nuncamais os meuspríncipesexplorarão o meupovo, roubando-lhe a terra. Pelocontrário, dividirão a terraigualmente, entre as tribos.
9 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR, às autoridadesisraelitas: Paremcom a exploração e a violência! Ajamcomhonestidade e justiça! Nãoobriguem a gentesimples a vendersuaspropriedadesporquasenada. Palavra do Soberano, o SENHOR.
11 O ômerserá a suamedidapadrão, parasecos e molhados; as medidasmenoresserão o efa, a décimaparte de um ômer, paramedidassecas, e o bato, também a décimaparte de um ômer, paralíquidos.
12 A unidade de pesoserá o siclo de prata. E cadasiclodeverávalerexatamentevintegeras! Nãoroubem no peso! Cincosiclosdevemsercincosiclosmesmo; dezsiclosdevemserdezsiclos de verdade. Cinquentasiclosvalerãoumamina.
15Umaovelhaparacadaduzentasovelhas do rebanho. Essesimpostossãodestinados às ofertas de cereais, parasacrifíciosqueimados e paraofertas de gratidão. Servirãocomosacrifícioparacobrir os pecados do povo.
17 “Poroutrolado, o príncipeterá a responsabilidade de oferecer os animaispara os sacrifícios, os cereaispara as ofertas de cereais e o azeiteparaserderramadosobre as ofertas, em favor do povo, em todas as festasreligiosas; nascerimônias da luanova, nossábados e ocasiõesespeciais. Sim, o príncipetemporobrigaçãooferecer os animais e os alimentospara o sacrifíciopelopecado, para a oferta de cereais, para os sacrifíciosqueimados, e para as ofertas de gratidão, paracobrir os pecados do povo de Israel.
19 O sacerdotelevará o sangue do animalnumavasilha. Esfregará um pouco de sangue no batente da porta do templo; esfregarámais um pouconosquatrocantos da base do altar, e mais um pouco no batente da porta do pátiointerno.
20 No sétimodia do primeiromês, sacrificarãooutronovilho, da mesmamaneira, porcausadaspessoasquepecaramsemsaberqueestavampecando. Assim o temploficarápurificado.
23 A cadadia, durante a semana da Páscoa, o príncipeoferecerá um sacrifícioqueimado. Oferecerásetenovilhos e setecarneiros, todoselessem o menordefeito. Alémdisso, tambémoferecerá um bodepordia, comosacrifíciopelopecado.
24Também, diariamente, faráumaoferta de cereais: paracadanovilhohaveráumaoferta de umaarroba de trigo ou cevada; paracadacarneirohaverá a mesmamedida, umaarroba de trigo ou cevada. Juntocom os cereais, deveráserderramadoazeitesobre o altar, um galão de azeiteparacadaarroba de cereais.
25 “No décimoquintodia do sétimomês, durante os setedias da festaanual, o príncipefará as mesmasofertasquefezdurante a semana da Páscoa; sacrifíciospelopecado, sacrifíciosqueimados, ofertas de gratidão e azeitederramadosobre o altar”.
Nenhum comentário ainda.