1Quando, pois, repartires a terracomoherançapormeio de sortes, dedicarásumaoferta a Yahweh, o SENHOR; umaporção da terra, comodistritosagrado, comvinte e cincomilcôvadoslongos, isto é, dozequilômetros e meio de comprimento e dezquilômetros de largura; todaessaáreaserásanta.
2Dessaporção de terra, o santuárioocuparáumaáreaquadradaequivalente a duzentos e cinquentametros de cadalado; e terá em redor um espaçolivre de vinte e cincometros.
3 Na áreasantificada, separarás um lotecomdozequilômetros e meio de comprimento e cincoquilômetros de largura. Nesteespaço se estabelecerá o santuário, o LugarSanto, o Templo.
4Essa é a porçãosagrada da terrapara os sacerdotes; ministros do santuário, quepodem se aproximar da pessoa de Yahweh, o SENHOR, a fim de servi-lo. Estetambémserá o lugarpara as suasmoradias, bemcomo um lugarsantopara a minhaCasa.
5 De igualmodo os levitas, zeladores e ministros do Templo, receberãoumaárea de dozequilômetros e meio de comprimento e cincoquilômetros de largura; esta, pois, será a propriedadedelesparaaliviverem.
6Para a propriedade da cidade, darásumaárea de doisquilômetros e meio de largura e dozequilômetros e meio de comprimento, adjacente à porçãosagrada; elapertencerá a toda a Casa de Israel.
7Mas o príncipeterá a suapartenosdoislados da áreasanta e da propriedade da cidade, em frente da áreasanta e em frente da propriedade da cidade, tanto ao ladoOcidental, a Oeste, até o marMediterrâneo; como do lado a Leste, até a divisaOriental. De Leste a Oeste, a parte do reiterá o mesmocomprimento de umadasáreasdastribos de Israel.
8Esta, pois, será a porçãoque o reiterá na terra de Israel; e os meuspríncipesnuncamaisoprimirão o meupovo; maspermitirãoque a nação de Israeldistribuasuasterras de acordocom os direitos de suastribos.
9Portanto, assimdeclaraYahweh, o EternoDeus: Já basta! Ó príncipes, chefes de Israel; afastai a violência e a opressão, exercei o direito e praticai a justiça; deixai de vosapossar do quepertence ao meupovo. Palavra do SENHOR, o Soberano.
11 A efá, destinada a medircereais, deverácorresponder ao mesmopesomedidopelabath, quepesa os líquidos. O padrão de medida é hômer, o barril, E um hômerseráigual a dezefás ou dezbaths.
12 O shékel, siclo, corresponderá a vinteguerás, jeiras; e assim, vintesiclos, maisvinte e cincosiclos, maisquinzesiclos, serãoiguais a um manê, umamina.
13Estaserá a ofertaquededicareis: a sextaparte de umaefá de cadahômer de trigo; tambémdareis a sextaparte de umaefá de cadahômer de cevada;14quanto à porçãofixa do azeite, de cadabath de azeiteoferecereis a décimaparte da bath, tirada de um cór, tonel, quetem a mesmacapacidade do um barril, isto é, dezbaths ou um hômer; poisdezbathsfazem um hômer.
15Também se devetomarumaovelhadaspastagensverdejantes, bemregadas, de Israel. Tudoseráusadopara as ofertas de cereais, os holocaustos e as ofertas de paz e comunhão, a fim de fazerpropiciaçãopelopovo. Oráculo de Yahweh, o SENHOR.
17Serádever do príncipe de Israelprovidenciar os holocaustos, as ofertas de cereais e as ofertasderramadas, nasfestas, nasluasnovas e nosshabbãths, sábados, em todas as festasfixas da Casa de Israel. Eledará a ofertapelopecado, a oferta de cereais, o holocausto e as ofertaspacíficas e de comunhão, parafazerexpiação em favor de toda a nação de Israel.
19 O sacerdotepegará um pouco de sangue da ofertapelopecado e o aplicaránosbatentes do Templo e nosquatrocantos da saliênciasuperior do Altar e nosbatentes do pátiointerno.
20Assimfareistambém no sétimodia do mês, peloquepecarsemintenção ou porignorância; assimdevereisproceder em relação à propiciação em favor da minhaCasa.
23Diariamente, durante os setedias de celebrações, eleprovidenciarásetenovilhos e setecarneirossemimperfeiçõesqueservirãocomoholocaustos a Yahweh, o SENHOR, e um bodetambémsemmáculaparaexpiação do pecado.
25Durante os setedias da festa, quecomeça no décimoquintodia do sétimomês, o príncipecontribuirácom as mesmasdádivasparaque se consagrem as ofertaspelopecado, os holocaustos, e as ofertas de cereais e azeite.
Nenhum comentário ainda.