1Esta é a palavra do SENHOR, quefoidirigida a Jeremias, paratodos os judeusqueestavam no Egito e viviam em Migdol, Tafnes, Mênfis, e na região de Patros:2 “Assimdiz o SENHORdosExércitos, Deus de Israel: Vocêsviramtoda a desgraçaque eu trouxesobreJerusalém e sobretodas as cidades de Judá. Hojeelasestão em ruínas e desabitadas3porcausa do malquefizeram. Seusmoradoresprovocaram a minhairaqueimandoincenso e prestandoculto a outrosdeuses, quenemelesnemvocêsnemseusantepassadosjamaisconheceram.
7Assimdiz o SENHOR, o DeusdosExércitos, o Deus de Israel: “Porquetrazerumadesgraçatãograndesobrevocêsmesmos, eliminando de Judáhomens e mulheres, crianças e recém-nascidos, semdeixarremanescentealgum?
8Porquevocêsprovocam a minhairacom o quefazem, queimandoincenso a outrosdeuses no Egito, ondevocêsvieramresidir? Vocês se destruirão e se tornarãoobjeto de desprezo e afrontaentretodas as nações da terra.
9Acasovocês se esqueceram da impiedadecometidaporseusantepassados, pelosreis de Judá e as mulheresdeles, e da impiedadecometidaporvocês e suasmulheres na terra de Judá e nasruas de Jerusalém?
12Tomarei o remanescente de Judá, quedecidiupartir e residir no Egito, e todosmorrerão no Egito. Cairãopelaespada ou pelafome; desde o menoraté o maior, morrerãopelaespada ou pelafome. Eles se tornarãoobjeto de maldição e de pavor, de desprezo e de afronta.
14Ninguém do remanescente de Judáquefoimorar no Egitoescapará ou sobreviveráparavoltar à terra de Judá, para a qualanseiamvoltar e nelaanseiamviver; nenhumvoltará, excetounspoucosfugitivos”.
15Então, todos os homensquesabiamque as suasmulheresqueimavamincenso a outrosdeuses, e todas as mulheresqueestavampresentes, em grandenúmero, e todo o povoquemorava no Egito, e na região de Patros, disseram a Jeremias:16 “Nósnãodaremosatenção à mensagemquevocênosapresenta em nome do SENHOR!
17 É certoquefaremostudo o quedissemosquefaríamos—queimaremosincenso à RainhadosCéus e derramaremosofertas de bebidasparaela, talcomofazíamos, nós e nossosantepassados, nossosreis e nossoslíderes, nascidades de Judá e nasruas de Jerusalém. Naquelaépoca, tínhamosfartura de comida, éramosprósperos e nadasofríamos.
19 E as mulheresacrescentaram: “Quandoqueimávamosincenso à RainhadosCéus e derramávamosofertas de bebidasparaela, seráqueerasem o consentimento de nossosmaridosquefazíamosbolos na forma da imagemdela e derramávamos as ofertas de bebidas?”
20EntãoJeremiasdisse a todo o povo, tantoaoshomenscomo às mulheresqueestavamrespondendo a ele:21 “E o SENHOR? Não se lembraele do incensoqueimadonascidades de Judá e nasruas de Jerusalémporvocês e porseusantepassados, seusreis e seuslíderes e pelopovo da terra? Seráqueelenãopensanisso?
22Quando o SENHORnãopôdemaissuportar as impiedades e as práticasrepugnantes de vocês, a terra de vocêsficoudevastada e desolada, tornou-se objeto de maldição e ficoudesabitada, como se vê no dia de hoje.
23Foiporquevocêsqueimaramincenso e pecaramcontra o SENHOR e nãoobedeceram à suapalavranemseguiram a sualei, os seusdecretos e os seustestemunhos, queestadesgraçacaiusobrevocês, como se vê no dia de hoje”.
25Assimdiz o SENHORdosExércitos, Deus de Israel: ‘Vocês e suasmulherescumpriram o queprometeramquandodisseram: “Certamentecumpriremos os votosquefizemos de queimarincenso e derramarofertas de bebidas à RainhadosCéus” ’. “Prossigam! Façam o queprometeram! Cumpram os seusvotos!
26Masouçam a palavra do SENHOR, todosvocês, judeusquevivem no Egito: ‘Eu juropelomeugrandenome’, diz o SENHOR, ‘que em todo o Egitoninguém de Judávoltará a invocar o meunome ou a jurarpelavida do Soberano, o SENHOR.
28Serãopoucos os queescaparão da espada e voltarão do Egitopara a terra de Judá. Então, todo o remanescente de Judáqueveioresidir no Egitosaberáqual é a palavraque se realiza, a minha ou a deles.
29 “ ‘Esteserá o sinalparavocês de que os castigareinestelugar’, declara o SENHOR, ‘e entãovocêsficarãosabendoque as minhasameaças de trazer-lhesdesgraçacertamente se realizarão’.
30Assimdiz o SENHOR: ‘Entregarei o faraóHofra, rei do Egito, nasmãosdosseusinimigosquedesejamtirar-lhe a vida, assimcomoentregueiZedequias, rei de Judá, nasmãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, o inimigoquedesejavatirar a vidadele’ ”.
Nenhum comentário ainda.