1Palavraqueveio a Jeremias, a respeito de todos os judeusquehabitam na terra do Egito, quehabitam em Migdol, e em Tafnes, e em Nofe, e na região de Patros, dizendo:2Assimdiz o SenhordosExércitos, o Deus de Israel: Vóstendesvistotodo o malque eu tenhotrazidosobreJerusalém, e sobretodas as cidades de Judá, e, eisquenestediaelassãoumadesolação, e nenhumhomemhabitanelas.
3Porcausa da perversidadequecometeram, para me provocar a ira, indoqueimarincenso, paraserviremoutrosdeuses, a quemelesnãoconheceram, nemeles, vós, nemvossospais.
6Porisso, derramou-se a minhafúria e a minhaira, e acendeu-se nascidades de Judá e nasruas de Jerusalém, e elasforamdevastadas e desoladas, comonestedia.
7Agora, portanto, assimdiz o Senhor, o DeusdosExércitos, o Deus de Israel: Porissocometestesestegrandemalcontravossasalmas, eliminando de vós, parafora de Judá, homem e mulher, criança e o quemama, paranãodeixardesaliremanescentealgum;8vós me provocais a iracom as obrasdasvossasmãos, queimandoincensoparaoutrosdeuses na terra do Egito, aondefosteshabitar, paraquefossemeliminados, e paraquepudésseisserumamaldição e umadesonraentretodas as nações da terra?
9Tendesvósesquecido a maldade de vossospais, e a maldadedosreis de Judá, e a maldadedassuasesposas, e as vossasprópriasmaldades, e as maldades de vossasesposas, quecometeram na terra de Judá, e nasruas de Jerusalém?
12 E, eu tomarei o remanescente de Judá, quetêmincitadosuasfacesparaadentrar a terra do Egitoparaaliperegrinar, e serãotodosconsumidos, e cairão na terra do Egito. Elesserãoconsumidospelaespada e pelafome. Elesmorrerão, desde o menoraté o maior, pelaespada e pelafome. E elesserãoumaabominação, e um assombro, e umamaldição, e umadesonra.
14 De modoqueninguém do remanescente de Judá, queforam à terra do Egitoparaaliperegrinar, escapará ou permanecerá, pararetornar à terra de Judá, ondedesejamhabitar; porqueninguémretornará, senãoalgunsfugitivos.
15Entãoresponderam a Jeremiastodos os homensquesabiamquesuasesposastinhamqueimadoincensoparaoutrosdeuses, e todas as mulheresqueestavampresentesenquantoestascoisasruinsaconteciam, masnadafaziampara as evitar, umagrandemultidão, todo o povoquehabitava na terra do Egito, em Patros, respondeu a Jeremias, dizendo:16Comrelação à palavraque tu tensfaladoparanós em nome do Senhor, nósnãodaremosouvidos.
17Masnóscertamentefaremosqualquercoisaquesai de nossaprópriaboca, queimaremosincensopara a rainha do céu, e lhederramaremosofertas de bebidas, comonóstemosfeito, nós, e nossospais, nossosreis, e nossospríncipes, nascidades de Judá, e nasruas de Jerusalém, poisentãotínhamosabundância de mantimentos, e estávamosbem, e nãovíamos o mal.
18Porémdesdequenóscessamos de queimarincenso à rainha do céu, e de lhederramarofertas de bebidas, nóstemostidofalta de todas as coisas, e temossidoconsumidospelaespada, e pelafome.
19 E quandonósqueimávamosincenso à rainha do céu, e lhederramávamosofertas de bebida, lhefazíamosbolos, para a adorar, e derramávamosofertas de bebidasemnossoshomens?
20Então, Jeremiasdisseparatodo o povo, para os homens, e para as mulheres, e paratodo o povoquelhetinhadadoaquelaresposta, dizendo:21 O incensoquevósqueimastesnascidades de Judá, e nasruas de Jerusalém, vós e vossospais, vossosreis e vossospríncipes, e o povo da terra, não se lembradeles o Senhor e nãoadentrouisto à suamente?
22Porisso, o Senhornãopodiamaissuportar, porcausa do mal de vossosfeitos, e porcausadasabominaçõesquevóstendescometido. Portanto, vossaterra é umadesolação, e um assombro, e umamaldição, sem um habitante, comonestedia.
23Porquevóstendesqueimadoincenso, e porquevóstendespecadocontra o Senhor, e nãotendesobedecido a voz do Senhor, nemandado na sualei, nem em seusestatutos, nem em seustestemunhos. Portanto, estemalvossobreveio, comonestedia.
25Assimdiz o SenhordosExércitos, o Deus de Israel, dizendo: Vós e vossasesposasnãosomentefalastescomvossasbocas, masrealizaramcomvossasmãos, dizendo: Certamente, nósiremoscumprircom os nossosvotosquefizemos de queimarincenso à rainha do céu, paralhederramarofertas de bebidas. Vóscertamenteireisrealizarvossosvotos, e certamentecumprireisvossosvotos.
26Portanto, ouvivós a palavra do Senhor, todo o Judáquehabita na terra do Egito: Eisque eu jureipelomeugrandenome, diz o Senhor, quemeunomenãoserámaismencionado na boca de qualquerhomem de Judá, em toda a terra do Egito, dizendo: O SenhorDeusvive.
27Eisque eu ireivigiá-losparamal e nãoparabem, e todos os homens de Judáqueestão na terra do Egitoserãoconsumidospelaespada e pelafome, atéquelhessobrevenha um fim.
28Contudo, um pequenonúmeroqueescapar da espadaretornará da terra do Egitopara à terra de Judá. E todo o remanescente de Judá, queentraram na terra do Egitoparaaliperegrinar, saberáquaispalavrasficarão de pé, as minhas ou as deles.
29 E istoserá um sinalparavós, diz o Senhor, que eu vospunireinestelugar, paraquevóspossaissaberqueminhaspalavras, certamenteficarão de pé contravóspara o mal.
30Assimdiz o Senhor: Eisque eu dareiFaraóHofra, rei do Egito, na mão do seuinimigo, e na mãodaquelesquelhebuscam a vida, como eu deiZedequias, rei de Judá, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, seuinimigo, e quebuscava a suavida.
Nenhum comentário ainda.