1Palavraqueveio a Jeremias, acerca de todos os judeusmoradores da terra do Egito, em Migdol, em Tafnes, em Mênfis e na terra de Patros, dizendo:2Assimdiz o SENHORdosExércitos, Deus de Israel: Vistestodo o malquefizcairsobreJerusalém e sobretodas as cidades de Judá; e eisquehojesãoelasumadesolação, e ninguémhabitanelas,3porcausa da maldadequefizeram, para me irarem, indoqueimarincenso e servir a outrosdeusesqueelesnuncaconheceram, eles, vós e vossospais.
6Derramou-se, pois, a minhaindignação e a minhaira, acenderam-se nascidades de Judá e nasruas de Jerusalém, que se tornaram em deserto e em assolação, comohoje se vê.
7Agora, pois, assimdiz o SENHOR, DeusdosExércitos, o Deus de Israel: Porquefazeisvóstãograndemalcontravósmesmos, eliminandohomens e mulheres, crianças e aquelesquemamam do meio de Judá, a fim de quenãovosfiquerestoalgum?
8Porque me irritaiscom as obras de vossasmãos, queimandoincenso a outrosdeuses na terra do Egito, aondeviestesparamorar, paraque a vósmesmosvoselimineis e paraquevostorneisobjeto de desprezo e de opróbrioentretodas as nações da terra?
9Esquecestes já as maldades de vossospais, as maldadesdosreis de Judá, as maldadesdassuasmulheres, as vossasmaldades e as maldadesdasvossasmulheres, maldadescometidas na terra de Judá e nasruas de Jerusalém?
12Tomarei o resto de Judáque se obstinou em entrar na terra do Egitoparamorar, ondeseráele de todoconsumido; cairá à espada e à fome; desde o menoraté ao maiorperecerão; morrerão à espada e à fome; e serãoobjeto de maldição, espanto, desprezo e opróbrio.
13Porquecastigarei os quehabitam na terra do Egito, como o fiz a Jerusalém, com a espada, a fome e a peste,14 de maneiraque, dosrestantes de Judáquevieram à terra do Egitoparamorar, nãohaveráquemescape e sobrevivaparatornar à terra de Judá, à qualdesejamvoltarparamorar; masnãotornarãosenãoalgunsfugitivos.
15Então, responderam a Jeremiastodos os homensquesabiamquesuasmulheresqueimavamincenso a outrosdeuses e todas as mulheresque se achavamali em pé, grandemultidão, comotambémtodo o povoquehabitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:16Quanto à palavraquenosanunciaste em nome do SENHOR, não te obedeceremos a ti;17antes, certamente, toda a palavraquesaiu da nossaboca, isto é, queimaremosincenso à RainhadosCéus e lheofereceremoslibações, comonós, nossospais, nossosreis e nossospríncipestemosfeito, nascidades de Judá e nasruas de Jerusalém; tínhamosfartura de pão, prosperávamos e nãovíamosmalalgum.
20Então, disseJeremias a todo o povo, aoshomens e às mulheres, a todo o povoquelhetinhadadoestaresposta, dizendo:21Quanto ao incensoquequeimastesnascidades de Judá e nasruas de Jerusalém, vós e vossospais, os vossosreis e os vossospríncipes e o povo da terra, acaso, não se lembroudisso o SENHOR, nemlheandouissopelamente?
22 O SENHOR já nãopodiapormaistemposofrer a maldadedasvossasobras, as abominaçõesquecometestes; peloque a vossaterra se tornoudeserta, um objeto de espanto e de desprezo e desabitada, comohoje se vê.
23Poisqueimastesincenso e pecastescontra o SENHOR, nãoobedecestes à voz do SENHOR e na sualei e nosseustestemunhosnãoandastes; porisso, vossobreveioestemal, comohoje se vê.
24DissemaisJeremias a todo o povo e a todas as mulheres: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, todo o Judá, queestais na terra do Egito:25Assimfala o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel, dizendo: Vós e vossasmulheresnãosomentefizestesporvossaboca, senãotambémquecumpristesporvossasmãos os vossosvotos, a saber: Certamentecumpriremos os nossosvotos, quefizemos, de queimarincenso à RainhadosCéus e de lheoferecerlibações. Confirmai, pois, perfeitamente, os vossosvotos, sim, cumpri-os.
26Portanto, ouvi a palavra do SENHOR, vós, todo o Judá, quehabitais na terra do Egito: Eisque eu juropelomeugrandenome, diz o SENHOR, quenuncamaisserápronunciado o meunomeporboca de qualquerhomem de Judá em toda a terra do Egito, dizendo: Tãocertocomovive o SENHORDeus.
27Eisquevelareisobreelesparamal e nãoparabem; todos os homens de Judáqueestão na terra do Egitoserãoconsumidos à espada e à fome, atéque se acabem de todo.
28 Os queescaparem da espadatornarão da terra do Egito à terra de Judá, poucos em número; e todos os restantes de Judáquevieram à terra do Egitoparamorarsaberão se subsistirá a minhapalavra ou a sua.
30Eis o sinal, diz o SENHOR: Eu entregarei o Faraó-Hofra, rei do Egito, nasmãos de seusinimigos, nasmãosdosqueprocuram a suamorte, comoentregueiZedequias, rei de Judá, nasmãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, queeraseuinimigo e procuravatirar-lhe a vida.
Nenhum comentário ainda.