1 A PALAVRAqueveio a Jeremias, acerca de todos os judeus, habitantes da terra do Egito, quehabitavam em Migdol, e em Tafnes, e em Nofe, e na terra de Patros, dizendo:2Assimdiz o SENHORdosExércitos, Deus de Israel: Vósvistestodo o malquefizvirsobreJerusalém, e sobretodas as cidades de Judá; e eisqueelassãohojeumadesolação, e ninguémhabitanelas;3Porcausa da maldadequefizeram, para me irarem, indoqueimarincenso, e servir a deusesestranhos, quenuncaconheceram, nemeles, nemvós, nemvossospais.
6Derramou-se, pois, a minhaindignação e a minhaira, e acendeu-se nascidades de Judá, e nasruas de Jerusalém, e elastornaram-se em deserto e em desolação, comohoje se vê.
7Agora, pois, assimdiz o SENHOR, DeusdosExércitos, Deus de Israel: Porquefazeisvóstãograndemalcontra as vossasalmas, paravosdesarraigardes, ao homem e à mulher, à criança e ao quemama, do meio de Judá, a fim de nãodeixardesremanescentealgum;8Irando-me com as obras de vossasmãos, queimandoincenso a deusesestranhos na terra do Egito, aondevósentrastespara lá habitar; paraque a vósmesmosvosdesarraigueis, e paraquesirvais de maldição, e de opróbrioentretodas as nações da terra?
9Esquecestes já as maldades de vossospais, e as maldadesdosreis de Judá, e as maldades de suasmulheres, e as vossasmaldades, e as maldades de vossasmulheres, quecometeram na terra de Judá, e nasruas de Jerusalém?
12 E tomarei os querestam de Judá, os quaispuseram os seusrostosparaentrarem na terra do Egito, para lá habitar e todoselesserãoconsumidos na terra do Egito; cairão à espada, e de fomemorrerão; consumir-se-ão, desde o menoraté ao maior; à espada e de fomemorrerão; e servirão de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio.
14 De maneiraque da parteremanescente de Judá, queentrou na terra do Egito, para lá habitar, nãohaveráquemescape e fiqueparatornar à terra de Judá, à qualelessuspiramvoltarparanelamorar; porémnãotornarãosenãounsfugitivos.
15Entãoresponderam a Jeremiastodos os homensquesabiamquesuasmulheresqueimavamincenso a deusesestranhos, e todas as mulheresqueestavampresentes em grandemultidão, comotambémtodo o povoquehabitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:16Quanto à palavraquenosanunciaste em nome do SENHOR, nãoobedeceremos a ti;17Mascertamentecumpriremostoda a palavraquesaiu da nossaboca, queimandoincenso à rainhadoscéus, e oferecendo-lhelibações, comonós e nossospais, nossosreis e nossospríncipes, temosfeito, nascidades de Judá, e nasruas de Jerusalém; e entãotínhamosfartura de pão, e andávamosalegres, e nãovíamosmalalgum.
19 E quandonósqueimávamosincenso à rainhadoscéus, e lheoferecíamoslibações, acasolhefizemosbolos, para a adorar, e oferecemos-lhelibaçõessemnossosmaridos?
20EntãodisseJeremias a todo o povo, aoshomens e às mulheres, e a todo o povoquelhehaviadadoestaresposta, dizendo:21Porventuranão se lembrou o SENHOR, e nãolheveio ao coração o incensoquequeimastesnascidades de Judá e nasruas de Jerusalém, vós e vossospais, vossosreis e vossospríncipes, comotambém o povo da terra?
22 De maneiraque o SENHORnãopodiapormaistemposofrer a maldadedasvossasações, as abominaçõesquecometestes; porisso se tornou a vossaterra em desolação, e em espanto, e em maldição, semhabitantes, comohoje se vê.
23Porquequeimastesincenso, e porquepecastescontra o SENHOR, e nãoobedecestes à voz do SENHOR, e na sualei, e nosseustestemunhosnãoandastes, porissovossucedeuestemal, como se vê nestedia.
25Assimfala o SENHORdosExércitos, Deus de Israel, dizendo: Vós e vossasmulheresnãosomentefalastesporvossaboca, senãotambém o cumpristesporvossasmãos, dizendo: Certamentecumpriremos os nossosvotosquefizemos de queimarincenso à rainhadoscéus e de lheoferecerlibações; confirmai, pois, os vossosvotos, e perfeitamentecumpri-os.
26Portantoouvi a palavra do SENHOR, todo o Judá, quehabitais na terra do Egito: Eisque eu juropelomeugrandenome, diz o SENHOR, quenuncamaisserápronunciado o meunomepelaboca de nenhumhomem de Judá em toda a terra do Egitodizendo: Vive o SenhorDEUS!
27Eisquevelareisobreelesparamal, e nãoparabem; e serãoconsumidostodos os homens de Judá, queestão na terra do Egito, pelaespada e pelafome, atéque de todo se acabem.
28 E os queescaparem da espadavoltarão da terra do Egito à terra de Judá, poucos em número; e todo o restante de Judá, queentrou na terra do Egito, parahabitarali, saberá se subsistirá a minhapalavra ou a sua.
30Assimdiz o SENHOR: Eisque eu dareiFaraó-Hofra, rei do Egito, na mão de seusinimigos, e na mãodosqueprocuram a suamorte; comoentregueiZedequias, rei de Judá, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, seuinimigo, e queprocurava a suamorte.
Nenhum comentário ainda.