3Porquederramareiáguasobre o chãosedento e torrentessobre a terraseca. Derramarei o meuEspíritosobre a suaposteridade e a minhabênçãosobre os seusdescendentes,4 e elesbrotarãocomo a relva, comosalgueirosjunto às correntes de água.”
5 “Um dirá: ‘Eu sou do SENHOR’; outro se chamarápelonome de Jacó; o outroaindaescreverá na própriamão: ‘Eu sou do SENHOR’, e porsobrenometomará o nome de Israel.”
7Quem, assimcomo eu, fezprediçõesdesdequeestabeleci o maisantigopovo? Que o declare e o exponhadiante de mim! Queesseanuncie as coisasfuturas, as coisasquehão de vir!
8Nãofiquemapavorados, nemtenhammedo. Poracasonãorevelei e anuncieiisso a vocêsmuitotempoatrás? Vocêssão as minhastestemunhas. Seráque há outroDeusalém de mim? Não, não há outraRochaque eu conheça.”
9Todos os artífices de imagens de esculturasãonada, e as coisasqueelestantoestimamnãotêmvalornenhum. Elesmesmossãotestemunhas de queelasnadaveem, nementendem, paraquesejamenvergonhados.
11Eisquetodos os seusseguidoresficarãoenvergonhados, pois os artíficesnãopassam de homens. Quetodoseles se reúnam e se apresentem! Sentirãopavor e, todosjuntos, serãoenvergonhados.
12 O ferreiropegaumaferramenta e trabalhanasbrasas; vaimoldando um ídolocom o martelo e forja-o com a força do seubraço. Eletemfome e perde as forças; nãobebeágua e desfalece.
13 O carpinteiroestende o cordelsobre a madeira e, com o lápis, esboçaumaimagem; alisa-a complaina, marcacom o compasso e fazumaescultura à semelhança e beleza de um serhumano, parasercolocadanumtemplo.
15Taisárvoresservem ao homemparaqueimar; comparte de suamadeiraele se aquece e tambémassa o pão; com a outraparteelefaz um deus e se prostradiantedele; esculpeumaimagem e se ajoelhadiantedela.
16Metadequeima no fogo e comelaassa a carneparacomer; faz um assado e dele se farta; também se aquece e diz: “Ah! Já estouaquecido! E como é bomolharpara o fogo.”
17 Do restoelefaz um deus, umaimagem de escultura; ajoelha-se diantedela, prostra-se e lhedirige a suaoração, dizendo: “Livra-me, porque tu és o meudeus.”
19Nenhumdelescai em si, já não há conhecimentonemcompreensãoparadizer: “Metade da madeiraqueimei e sobre as brasasasseipão e carneparacomer. E seráquedaquiloquerestou eu fariaumaabominação? Deveria eu me ajoelhardiante de um pedaço de madeira?”
20Talhomem se apascenta de cinza; o seucoraçãoenganado o iludiu, de maneiraquenãopodelivrar a suaalma, nemdizer: “Não é umamentiraissoquetenho em minhamão?”
23 “Alegrem-se, ó céus, porque o SENHORfezisto; exultem, ó profundezas da terra; cantem de alegria, vocês, montes, vocês, bosques e todas as suasárvores, porque o SENHORremiuJacó e se glorificou em Israel.”
24Assimdiz o SENHOR, o seuRedentor, o mesmoque o formoudesde o ventrematerno: “Eu sou o SENHOR, quefaçotodas as coisas. Sozinhoestendi os céus e sozinhoespraiei a terra.
25 Eu frustro os sinaisdosqueprofetizammentiras e façocomque os adivinhosfiquemparecendotolos. Obrigo os sábios a recuar, transformando o seusaber em tolice.
26 Eu confirmo a palavra do meuservo e cumpro o conselhodosmeusmensageiros. Digo a respeito de Jerusalém: ‘Elaseráhabitada’; e a respeitodascidades de Judá: ‘Elasserãoedificadas’; e quanto às suasruínas: ‘Eu as levantarei’.
28 Eu digo a respeito de Ciro: ‘Ele é meupastor e cumprirátudo o que me agrada.’ Digotambém de Jerusalém: ‘Seráedificada’; e do templo: ‘Seusalicercesserãolançados.’”
Nenhum comentário ainda.