4 Se queresenviarconosconossoirmão, desceremos e te compraremosmantimento;5mas, se nãoqueresenviá-lo, nãodesceremos, pois o homemnosdisse: Nãovereis a minhaface, se vossoirmãonãoestiverconvosco.
7Responderameles: O homemperguntouparticularmentepornós e pelanossaparentela, dizendo: Viveaindavossopai? Tendesaindaoutroirmão? Respondemos-lhesegundo o teordestaspalavras; podíamos, porventura, sabercomcertezaqueelehavia de dizer: Fazeidescervossoirmão?
8Então, disseJudá a Israel, seupai: Envia o moçocomigo, e levantar-nos-emos e iremos; paraquevivamos e nãomorramos, nemnós, nem tu, nemnossosfilhinhos.
11Respondeu-lhesIsrael, seupai: Se é assim, então, fazeiisso: tomaidosmelhoresfrutos da terranasvossasvasilhas e levai ao homem um presente: um pouco de bálsamo, e um pouco de mel, tragacanto, e ládano, nozes de pistácia, e amêndoas.
13Levaitambémvossoirmão, levantai-vos e idetercom o homem;14DeusTodo-Poderosovos dê misericórdiadiante do homem, paraqueelevosrestituavossoirmãoBenjamim. Mas, quanto a mim, se eu ficarsemfilhos, semfilhosficarei.
16VendoJosé a Benjamimcomeles, disse ao despenseiro de suacasa: Conduze os homensparacasa, matareses e aprontatudo; poiseleshão de comercomigo ao meio-dia.
18 Os homenstiverammedo, porqueforamlevados à casa de José; e disseram: É porcausa do dinheiroque da outravezfoireposto em nossossacosquesomostrazidosaqui, paranosassaltar, e cairsobrenós, e reduzir-nos à escravidão, tanto a nóscomoaosnossosjumentos.
19Tendo-se chegado ao despenseiro da casa de José, disseram-lhe à porta da casa:20Senhormeu, na verdade, descemosdantes a comprarmantimento;21quandochegamos à estalagem, abrimos os nossossacos, e eisque o dinheiro de cada um estava na boca do seusaco, nossodinheiroporseupeso; tornamos a trazê-lo em nossasmãos.
23Eledisse: Pazsejaconvosco, nãotemais; o vossoDeus e o Deus de vossospaisdeu-vos um tesouronosvossossacos; o vossodinheirochegou a mim. ElelhestrouxeforaSimeão.
29Josélevantou os olhos, e viu a Benjamim, seuirmão, filho de suamãe, e perguntou: Este é o vossoirmãomaispequeno, de quem me falastes? E disse: Deus se compadeça de ti, meufilho.
32Serviram-lhe a ele à parte, e a elestambém, à parte, e, à parte, aosegípciosquecomiamcomele; os egípciosnãopodiamcomercom os hebreus, porquanto é issoabominaçãoaosegípcios.
Nenhum comentário ainda.