7José, vendoseusirmãos, reconheceu-os; masportou-se comoestranhoparacomeles, falou-lhesasperamente e perguntou-lhes: Dondevindes? Responderameles: Da terra de Canaã, paracomprarmosmantimento.
16Enviai um dentrevós, quetragavossoirmão, masvósficareispresos, a fim de seremprovadas as vossaspalavras, se há verdadeconvosco; e se não, pelavida de Faraó, vóssoisespias.
19 Se soishomens de retidão, quefique um dosirmãospreso na casa da vossaprisão; masidevós, levaitrigopara a fome de vossascasas,20 e trazei-me o vossoirmãomaisnovo; assimserãoverificadasvossaspalavras, e nãomorrereis. E elesassimfizeram.
21Entãodisseramunsaosoutros: Nós, na verdade, somosculpados no tocante a nossoirmão, porquantovimos a angústia da suaalma, quandonosrogava, e não o quisemosatender; é porissoquevemsobrenósestaangústia.
25EntãoordenouJoséquelhesenchessem de trigo os sacos, quelhesrestituíssem o dinheiro a cada um no seusaco, e lhesdessemprovisõespara o caminho. E assimlhesfoifeito.
28 E disse a seusirmãos: Meudinheirofoi-me devolvido; ei-lo aqui no saco. Entãolhesdesfaleceu o coração e, tremendo, viravam-se unspara os outros, dizendo: Que é istoqueDeusnostemfeito?
29DepoisvieramparaJacó, seupai, na terra de Canaã, e contaram-lhetudo o quelhesacontecera, dizendo:30 O homem, o senhor da terra, falou-nosasperamente, e tratou-noscomoespias da terra;31masdissemos-lhe: Somoshomens de retidão; nãosomosespias;32somosdozeirmãos, filhos de nossopai; um já nãoexiste e o maisnovoestáhojecomnossopai na terra de Canaã.
33Respondeu-nos o homem, o senhor da terra: Nistoconhecereiquevóssoishomens de retidão: Deixaicomigo um de vossosirmãos, levaitrigopara a fome de vossascasas, e parti,34 e trazei-me vossoirmãomaisnovo; assimsabereiquenãosoisespias, mashomens de retidão; entãovosentregarei o vossoirmão e negociareis na terra.
35 E aconteceuque, despejandoeles os sacos, eisque o pacote de dinheiro de cada um estava no seusaco; quandoeles e seupaiviram os seuspacotes de dinheiro, tiverammedo.
36EntãoJacó, seupai, disse-lhes: Tendes-me desfilhado; José já nãoexiste, e nãoexisteSimeão, e haveis de levarBenjamim! Todasestascoisasvieramsobremim.
38Eleporémdisse: Nãodescerámeufilhoconvosco; porquanto o seuirmão é morto, e só eleficou. Se lhesucederalgumdesastrepelocaminho em quefordes, fareisdescerminhascãscomtristeza ao Seol.
Nenhum comentário ainda.