7Vendoseusirmãos, José os reconheceu; masportou-se comoestranhoparacomeles, falou-lhesasperamente e perguntou-lhes: De ondevindes? Elesresponderam: Da terra de Canaã, paracomprarmantimento.
16Enviai um de vósparatrazervossoirmão; vósoutrosficareispresos a fim de que as vossaspalavrassejamcomprovadas, se falais a verdade; senão, pelavida do faraó, soisespiões.
18 Ao terceirodia, Josélhesdisse: Eu temo a Deus; fazeiisto e tereisvida:19 Se soishomenscorretos, fique um dosirmãospreso no lugar da vossaprisão; vósoutros, porém, ide e levaitrigopara a fome de vossascasas,20 e trazei-me o vossoirmãomaisnovo; assimserãoverificadasvossaspalavras, e nãomorrereis. E elesassimfizeram.
21Entãodisseramunsaosoutros: Na verdade, nóssomosculpadoscomrespeito a nossoirmão, porquevimos a angústia da suaalma, quandonosrogava, e não o quisemosatender; é porissoqueestaangústiaestávindosobrenós.
25EntãoJoséordenouquelhesenchessem de trigo as bagagens, querestituíssem a cada um a prata na bagagem e lhesdessemprovisõespara o caminho. E assimlhesfoifeito.
28 E disse a seusirmãos: Minhapratafoidevolvida; estáaqui na bagagem. Então o coraçãodelesdesfaleceu e, tremendo, viravam-se unspara os outros, dizendo: Que é istoqueDeusnosfez?
29Depoisdisso, chegaram ao seupaiJacó, na terra de Canaã, e contaram-lhetudo o quelheshaviaacontecido, dizendo:30 O homem, o senhor da terra, falou-nosasperamente e tratou-noscomoespiões da terra;31masnóslhedissemos: Somoshomenscorretos; nãosomosespiões;32somosdozeirmãos, filhos de nossopai; um já nãoexiste e o maisnovoestáhojecomnossopai na terra de Canaã.
33Respondeu-nos o homem, o senhor da terra: Assimsabereiquesoishomenscorretos: Deixaicomigo um de vossosirmãos, tomaitrigopara a fome de vossascasas e parti;34trazei-me vossoirmãomaisnovo; assimsabereiquenãosoisespiões, mashomenscorretos; entãovosentregarei o vossoirmão e podereisfazernegócios na terra.
35 E aconteceuque, quandoelesesvaziaram as bagagens, a bolsacom a prata de cada um estava em cadabagagem; quandoeles e seupaiviramsuasbolsascom a prata, tiverammedo.
38Eleporémdisse: Meufilhonãodesceráconvosco; pois o seuirmão já estámorto, e só elerestou. Se lheaconteceralgumdesastre no caminhoqueseguirdes, fareismeuscabelosbrancosdescercomtristeza ao túmulo.
Nenhum comentário ainda.