1Passadosdoisanosinteiros, Faraósonhouqueestava em pé junto ao rioNilo;2 e eisquesubiam do riosetevacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no carriçal.
6Apóselasbrotavamseteespigasmiúdas e queimadas do ventooriental;7 e as espigasmiúdasdevoravam as seteespigasgrandes e cheias. EntãoFaraóacordou, e eisqueera um sonho.
8Pelamanhã o seuespíritoestavaperturbado; peloquemandouchamartodos os adivinhadores do Egito, e todos os seussábios; e Faraócontou-lhes os seussonhos, masnãohaviaquemlhosinterpretasse.
9Entãofalou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Dosmeuspecados me lembrohoje:10Estandofaraómuiindignadocontra os seusservos, e pondo-me sobprisão na casa do captão da guarda, a mim e ao padeiro-mor.
12Ora, estavaaliconosco um mancebohbreu, servo do capitão da guarda, ao qualcontamos os nossossonhos, e ele no-losinterpretou, a cada um conforme o seusonho.
17EntãodisseFaraó a José: Eisque em meusonhoestava em pé na praia do rio,18 E eisquesubiam do riosetevacasgordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.
19 E eisqueoutrassetevacassubiamapósestas, muitofeias à vista, e magras de carne; nãotenhovistooutrastaus, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito20 E as vacasmagras e feiascomiam as primeirassetevacasgordas;21 E entravam em suasentranhas, masnão se conheciaquehouvessementrado em suasentranhas; porque o seuparecererafeiocomo no principio. Entãoacordei.
22Depois vi em meusonho, e eisquedummesmo pé subiamseteespigascheias e boas;23 E eisqueseteespigassecas, miúdas e queimadas do ventoorientalbrotavamapóselas.
27 E as setevacasmagras e feias à vista, quesubiamdepoisdelas, sãoseteanos, como as seteespigasmiúdas e queimadas do ventooriental; serãoseteanos de fome.
29 E eisquevêmseteanos, e haverágrandefartura em toda a terra do Egito30 E depoisdeleslevantar-se-ão seteanos de fome, e todaaquelafarturaseráesquecida na terra do Egito, e a fomeconsumirá a terra:31 e nãoseráconhecida a abundância na terra, porcausadaquelafomequeseguirá; porquantoserágravíssima.
34FaçaistoFaraó: nomeieadministradoressobre a terra, quetomem a quintapartedosprodutos da terra do Egitonosseteanos de fartura;35 e ajuntemelestodo o mantimentodestesbonsanosquevêm, e amontoemtrigodebaixo da mão de Faraó, paramantimentonascidades e o guardem;36assimserá o mantimentoparaprovimento da terra, para os seteanos de fome, quehaverá na terra do Egito; paraque a terranãopereça de fome.
47Durante os seteanos de fartura a terraproduziu a mancheias;48 e Joséajuntoutodo o mantimentodosseteanos, quehouve na terra do Egito, e o guardounascidades; o mantimento do campoqueestava ao redor de cadacidade, guardou-o dentro da mesma.
53Acabaram-se, então, os seteanos de farturaquehouve na terra do Egito;54 e começaram a vir os seteanos de fome, comoJosétinhadito; e haviafome em todas as terras; porém, em toda a terra do Egitohaviapão.
Nenhum comentário ainda.