1Maistarde o homem me levou ao salãocentral, o LugarSanto; ao santuárioexterno e mediu os pilares; e a larguradessesbatentes, e era de seiscôvadoslongos de construção, isto é, cerca de trêsmetros em cadalado, queera a largura do tabernáculo.
2 A entradatinhacincometros de largura, e as paredessalientes em cadaladotinhamdoismetros e meio de largura. O homemmediutambém o santuárioexterno; e eletinhavintemetros de comprimento e dezmetros de largura.
3 Em seguidaeleentrou no santuáriointerno e mediucadapilar, isto é, cada um dosbatentes da entrada: um metro de largura. A entradatinhatrêsmetros de largura, e as paredessalientes em cadaladodelatinhatrêsmetros e meio de largura.
4Então o homemmediu o comprimento do santuáriointernoquetotalizoudezmetros, e sualarguratambémera de dezmetrosaté o final do santuárioexterno. E ele me declarou: “Este é CódeshHacodashim, LugarSantíssimo, o SantodosSantos!”
6 Os aposentoslaterais, sobrepostosunsaosoutros, ficavam em trêsandares, havendotrinta em cadaandar. Alémdisso, haviaencaixes em torno de todaparedeencostada no Templo, a fim de servirem de apoiopara as salaslaterais, quenãoerampresas na parede do Templo.
7 As paredeslaterais em torno de todo o Temploerammaislargas a cadaandar. A estrutura em volta do Templofoiedificada em plataformasascendentes, de maneiraque os aposentosficavammaislargos à medidaque se subia. Umaescadasubia do andarinferioraté o andarsuperior, servindotambém o andar do meio.
8Observeitambémquehavia um terraçoelevado ao redor do Templo, os alicercesdassalaslateraiseram da medida de umacana, réguainteira, seiscôvadoslargos de construção, isto é, trêsmetros.
9 A espessura da paredeexteriordessesaposentosmediadoismetros e meio. A áreaabertaentre os quartoslaterais do Templo,10 e os quartosdossacerdotesera de dezmetros de largura ao redor de todo o Templo.
11Haviaentradaspara os aposentoslaterais a partir da áreaaberta, uma ao Norte e outra ao Sul; e a basepróxima à áreaabertaera de doismetros e meio em volta de toda a Casa, Templo.
12 O edifício em frente ao pátio do Templo no ladoOestemediatrinta e cincometros de largura. A parede do prédiotinhadoismetros e meio de espessura em todo o seucontorno, e o seucomprimentoera de quarenta e cincometros.
13Assim, a Casa, o Templo, mediacemcôvadoslargos, cinquentametros, de comprimento, e o pátio do Templo e o prédiocomsuasparedestambémtinhamcinquentametros de comprimento.
15 Em seguida o homemmediu o comprimento do edifícioqueficava em frente do pátio, na parte de trás do Templo, inclusivesuasgalerias em cadalado; e totalizavacinquentametros. O santuárioexterno, o santuáriointerno e o pórticoquedavapara o pátio,16assimcomo as soleiras, as pequenasaberturas, janelas, e as galerias em tornodostrês, tudo o queestava do lado de fora, inclusive a própriasoleira, forarevestido de madeira. Do mesmomodoestavamrevestidos o piso, a paredeaté a alturadasjanelas, e as própriasjanelas.
17 No espaçoacima do ladoexterno da entrada do santuáriointerno e nasparedes, a intervalossimétricos em torno de todo o santuário, tantointernocomoexterno.
18Pordentro, todas as paredes da Casaestavamcobertas de figurasentalhadas: palmeiras de tâmaras e querubins; e havia a arte de umapalmeiraentrecadaquerubim; e cadaquerubimtinhadoisrostos:19 o rosto de um homemolhandopara a palmeira de tâmaras de um doslados, e o rosto de um leãoviradopara a palmeira de tâmaras do outrolado. Estasobras de arteestavam em relevo ao redor de toda a Casa, o Templo.
22Haviatambém um altar de madeiracom um metro e meio de altura e um metro em cadalado; seuscantos, suabase e suasparedeseram de madeira; e aquelehomem me instruiu: “Está é a mesaqueestá na presença de Yahweh, o Eterno!”
25Haviamfiguras de palmeiras de tâmaras e de serescomasas, querubins, entalhados em relevo, como os quehavianasparedes, e haviatambémumasaliência de madeira na frente do pórtico.
26Nasparedeslaterais do pórticohaviajanelasestreitascompalmeiras de tâmaras em relevo em cadalado. As câmaras ou aposentoslaterais da Casa, do Templo, tambémtinhamgrossasvigas de madeiradecoradas.
Nenhum comentário ainda.