1 O quevoucontaraconteceu no diadez do anonovo, vinte e cincoanosdepois de termossidolevadospara o cativeiro e catorzeanosdepoisqueJerusalémfoitomada. Naqueledia, senti a presençapoderosa do SENHOR.
3Ele me levoumaisparaperto, e vi um homemqueparecia de bronze . Eleestava de pé, junto ao lado do portão, e seguravaumafita de medir, feita de linho, e umavara de medir.
4Ele me disse: — Homemmortal, olhebem. Escutecomcuidado e prestebematenção em tudo o quelhevoumostrar, poisvocêfoitrazidoaquiporcausadisso. Vá contar ao povo de Israeltudo o quevocêestávendo.
5 Vi um templo, queeracercadoporumamuralha. O homempegou a vara de medir, quetinhatrêsmetros de comprimento, e mediu a muralha. A alturaera de trêsmetros, e a grossuratambém.
7Adiantehaviaumapassagem, comtrêssalas de cadalado. Cadaumadassalaseraquadrada e mediatrêsmetros de cadalado, e as paredesentreelastinhamdoismetros e meio. Depoisdassalashaviaumapassagem de trêsmetros de comprimento, quedavapara um salãoqueficava em frente do Templo.
8 [8-9] Elemediuessesalão e notouquetinhaquatrometros de extensão. O salãoestavaligadocom o portãoqueficavamaisperto do Templo, e no seufim as paredestinham um metro de grossura.
9 [8-9] Elemediuessesalão e notouquetinhaquatrometros de extensão. O salãoestavaligadocom o portãoqueficavamaisperto do Templo, e no seufim as paredestinham um metro de grossura.
11 Em seguida, o homemmediu a largura da passagem do portão, e era de seismetros e meio; e o espaçoentre os portões, quandoabertos, era de cincometros.
16Haviapequenasjanelasnasparedes de fora de todas as salas e tambémnasparedes de dentro. Figuras de palmeirasestavamgravadasnasparedes de dentro, quedavampara a passagem.
17 Em seguida, o homem me levou ao pátio de fora. Haviatrintasalasencostadas na parede de fora, e na frentedelashaviaumaáreacalçada de pedras,18 em volta de todo o pátio. O pátio de foraficavamaisbaixo do que o pátio de dentro.
21 As trêssalas de cadalado da passagem, as paredesqueficavamentreelas e também o salãotinham as mesmasmedidas do portão do ladoleste. O comprimentototalera de vinte e cincometros; e a largura, dozemetros e meio.
22 O salão, as janelas e as figuras de palmeirasgravadaseramiguaisaos do portão do ladoleste. Haviaumaescada de setedegraus, que ia até o portão. E o salãoestava no fim, de frentepara o pátio.
23 Do outrolado do pátiodesseportão do nortehaviaumaentradaquedavapara o pátio de dentro, igual à do ladoleste. O homemmediu a distânciaentreessesdoisportões, e deucinquentametros.
26Haviaumaescada de setedegraus, que ia até o portão; e o seusalãotambémestava no fim, de frentepara o pátio. Figuras de palmeirasestavamgravadasnasparedes de dentro, quedavampara a passagem.
29 [29-30] As suassalas, o seusalão e as suasparedes de dentroeramiguaisaosdosoutrosportões. Nassalasdesseportãotambémhaviajanelas. O comprimentototalera de vinte e cincometros; e a largura, dozemetros e meio.
30 [29-30] As suassalas, o seusalão e as suasparedes de dentroeramiguaisaosdosoutrosportões. Nassalasdesseportãotambémhaviajanelas. O comprimentototalera de vinte e cincometros; e a largura, dozemetros e meio.
31Havia um salãoquedavapara o pátio de fora, e portoda a passagemhaviafiguras de palmeirasgravadasnasparedes. Haviaumaescada de oitodegraus, que ia atéesseportão.
33 As suassalas, o seusalão e as suasparedes de dentrotinham as mesmasmedidasque os outrosportões. Haviajanelas em toda a volta e também no salão. O comprimentototalera de vinte e cincometros; e a largura, dozemetros e meio.
34 O salãodavapara o pátio de fora, e portoda a passagemhaviafiguras de palmeirasgravadasnasparedes. Haviaumaescada de oitodegraus, que ia atéesseportão.
36Esseportãotambémtinhasalas, paredesinteirasenfeitadas, um salão e janelas em toda a volta. O comprimentototalera de vinte e cincometros; e a largura, dozemetros e meio.
37 O salãodavapara o pátio de fora, e portoda a passagemhaviafiguras de palmeirasgravadasnasparedes. Haviaumaescada de oitodegraus, que ia atéesseportão.
38 No pátio de forahaviaumasalaligadacom o portão de dentro. Essasaladavapara o salãoqueficava em frente do pátio. Aí eramlavadas as partesdosanimaisqueeramcompletamentequeimadoscomosacrifícios.
39Haviaquatromesas, duas de cadalado do salão. Nessasmesas, matavam os animaisqueeramoferecidos em sacrifício, não só os queeramcompletamentequeimados, mastambém os queeramoferecidosparatirarpecados ou culpas.
42 As quatromesas, em cimadasquais se preparavam os animaisqueiamsercompletamentequeimados, eram de pedracortada. Tinhammeiometro de altura e setenta e cincocentímetrostanto de comprimentocomo de largura. Sobreessasmesaseramcolocadostodos os instrumentosusadosparamatar os animaisqueiamseroferecidos em sacrifício.
44Entãoele me levoupara o pátio de dentro, ondehaviaduassalas. Uma, comfrentepara o sul, ficava ao lado do portão do norte; a outra, comfrentepara o norte, ficava ao lado do portão do sul.
45 O homem me disseque a salacomfrentepara o sulerapara os sacerdotesquetrabalhavam no Templo46 e a salacomfrentepara o norteerapara os sacerdotesquefaziam o serviço do altar. Todos os sacerdoteseramdescendentes de Zadoque, queera da tribo de Levi. Só elestinham o direito de entrar na presença do SENHORparaservi-lo.
48 O homem me levouaté o salão de entrada do Templo. Elemediu a passagem, na entrada, e tinhadoismetros e meio de comprimentoporsete de largura. E nosdoisladoshaviamuros de um metro e meio de grossura.
Nenhum comentário ainda.