1 E aconteceuque no início do vigésimoquintoano do nossocativeiro, logo no início do ano, no décimodia do mês, quatorzeanosdepoisqueJerusalémfoitomada e destruída, no exatodiadez, a mão de Yahwehpairoupoderosamente, umavezmais, sobremim.
2Então me sentitransportado em visõesdivinas à terra de Israel; e Deus me colocousobre um montemuitoalto, sobre o qual, no ladoSul, haviaalgunsedifíciosquejuntostinham a semelhança de umacidade.
3Deus me levoupara lá, e eu vi um homemqueparecia de bronze; eleestava de pé próximo à entrada e segurava em suamãoumacorda de linho e umarégua, cana de medir.
4 E ele me dirigiu a palavracom as seguintesorientações: “Ó queridohomemmortal, filho do homem, prestaibastanteatenção, firmateusolhos, inclina os teusouvidos e guarda em teucoraçãotudoquanto Eu passo a mostrar-te; porquantofostetrazidoaqui a fim de que Eu te revele o significadodessasvisões. Anuncia, pois, à todanação de Israeltudoquantovires!
5Então vi um grandemuroquecercavatoda a área da Casa, o Templo. O comprimento da régua de medição na mão do homemera de seiscôvadoslongos, compoucomais de meiometrocada. Em seguidaelemediu o muroquetinhaumarégua, isto é, trêsmetros de espessura e três de altura em medidaslongas de construção da época.
6Depoisele se dirigiuaté o portãoque dá para o ladoleste, o Oriente. Subiu os seusdegraus e tomou a medida da soleira da porta, quetinhatambémumacana ou vara de extensão.
7 As salasdossentinelasmediamtrêsréguas de comprimento e trêsréguas de largura, e o espaçoentreelastinhadoismetros e meio. A soleira da portajunto ao pórtico, em frente ao Templo, mediatambémumarégua de extensão.
8Eletambémmediutodo o pórtico,9 e esteficava na direção do Templo e tinhaquatrometros de extensão e seusbatentesmediam um metro de espessura. O pórticoestavavoltadopara a entrada do Templo.
13 Em seguidaelemediu a porta, desde o teto de umasalaaté o teto da outrasala; a largura de umaporta à outra do outroladoera de vinte e cincocôvados, isto é, dozemetros e meio, da abertura de um parapeitoaté a abertura do parapeitooposto.
14Tambémmediu ao longodasfacesdasparedessalientesportoda a parteinterna da entrada e totalizoutrintametros. A medidaeraaté o pórticoque dá para o pátio.
16 As salas e os pilares, as paredesque se projetavamdentro da entrada, eramadornadasporpequenasjanelascomparapeito ao redor, como o pórtico; e as janelas, pequenasaberturas, rodeavam a parte de dentro; e os pilares, as facesdasparedesque se projetavam, eramenfeitadascompalmeiras de tâmaras.
17 Em seguida, aquelehomem me conduziu ao pátio do Templo, e dali eu observeisalas e um pavimento ao redor do pátio; haviatrintasalasnaquelaáreacalçada de pedras.
19Depoiselemediu a distância da parteinterna da entradainferioraté a parteexterna do pátiointerno, o quetotalizoucinquentametros, tanto no ladolestecomo no ladonorte.
21Seuscompartimentos, trêssalas de cadalado, seuspilares ou paredessalientes e seupórticopossuíam as mesmasmedidasdoscompartimentos da primeiraentrada. Tinhamvinte de cincometros de comprimento e dozemetros e meio de largura.
22Suasaberturas, seupórtico e suadecoraçãocomfiguras de palmeiras de tâmarastinhamexatamente as mesmasmedidas do portão do ladooriental, a Leste. O acesso a ele se davamediantesetedegraus, e o seupórticoficava no ladooposto a eles.
23Havia um portão do pátiointerior e quedavapara o portãoNorte, comotambém um quedavapara o portão do Oriente. Elemediu de um portãoaté o queficavaoposto e totalizoucinquentametros.
24 Em seguidaele me levoupara o ladoSul, e eu observei um portãoquedavapara o Sul. O homemmediuseusbatentes e seupórtico, e elestinham as mesmasmedidasdosoutrosportões.
25Semelhantementeaosdemais a entrada e o pórticotinhamjanelas, pequenasaberturas ao seuredor. Mediam no totalcinquentacôvados, isto é, vinte e cincometros de comprimento e dozemetros e meio de largura.
26Setedegraussubiamatéela, e o seupórticoficava no ladooposto a eles; haviaumadecoraçãocomfiguras de palmeiras de tâmarasnasfacesdasparedesque se projetavam em cadalado.
27 De igualmodohavia um portãoquedavapara o pátio de dentro, voltadopara o Sul. O homemmediu, e a distânciaatéessesegundoportãoera de cemcôvadoslongos, isto é, cinquentametros,28Então o homem me levou ao pátiointernopeloportãoSul; e esseportãotinha a mesmamedidadosdemais.
29 As suassalas, os seuspilares, isto é, paredesque se projetam, e o seupórticotinham as mesmasmedidasdosoutros; e haviajanelas, pequenasaberturas, ao redor de seupórtico, medindocinquentacôvados, isto é, vinte e cincometros de comprimento e dozemetros e meio de largura.
31Seupórticoeravoltadopara o pátio; e haviafiguras de palmeiras de tâmarasenfeitando os seusbatentes e paredes, e parachegaratéesseportãoeranecessáriosubiroitodegraus.
33Suassalas, suasparedessalientes e seupórticotinham as mesmasdimensõesdosdemais. A entrada e seupórticotinhampequenasjanelas ao seuredor. Mediamvinte e cincometros de comprimento e dozemetros e meio de largura.
36Esseportãotambémtinhasuassalas, seuspilares, paredesque se projetavam e um grandesalãoqueeraseupórtico, tambémcompequenasjanelas em redor; o comprimentototalera de vinte e cincometros, e dozemetros e meio de largura.
37 O seupórtico, o salão, davapara o pátio de fora, e portodapassagemhaviafiguras de palmeiras de tâmarasgravadasnosbatentes e paredessalientes. Haviaumaescada de oitodegrausqueconduziaaté o pórtico.
38 No pátio de forahavia um quartoligadocom o portão de dentro. Essequartodavapara o pórtico, o salão, queficava em frente ao pátio, ondeeramlavadas as partesdosanimaisqueeramoferecidos em holocausto, isto é, completamentequeimados em sacrifício.
42 As quatromesas, em cimadasquais se preparavam os animais do holocausto, isto é, queseriamcompletamentequeimados, eram de pedralavrada. Tinhamtodas as mesmasmedidas: setenta e cincocentímetros de comprimento e de largura, e cinquentacentímetros de altura. Nelascolocavam-se todos os instrumentosnecessáriosparaimolar os animaisqueseriamoferecidos em holocausto e todos os demaissacrifícios.
43 E haviaganchos de duaspontas, comaté um palmo de comprimento, e estavampresos à parede, em toda a suaextensão. As mesasdestinavam-se à carnedasofertas.
44Depois da portainteriorficavam as salasdoscantores, no pátio de dentro, queestava ao lado do portãoNorte; e elasestavamvoltadaspara o Sul; umaficava ao lado da porta do Orientevoltadapara o Norte.
45Entãoele me explicou: “O aposentoque dá para o Sul é para os sacerdotesquetrabalhavam do Templo,46 e o aposentovoltadopara o Norte é para os sacerdotesresponsáveispelaguarda do altar, isto é, os filhos de Tsadoc, Zadoque, os únicoslevitascompermissãopara se aproximarem de Yahweh, o SENHOR, a fim de ministraremdiantedele!”
47 Em seguidaelemediutambém o pátio, queeraquadrado e tinhacinquentametros em cadalado. E o altarficava em frente ao Templo48Depoisconduziu-me ao pórtico, ao grandesalão de entrada do Templo, e mediu os seusbatentes; elestinhamdoismetros e meio de largura em ambos os lados. A largura da entradaera de setemetros, e seuspilares, suasparedessalientes, mediam um metro e meio de largura em cadalado.
49 O pórticotinhadezmetros de largura e seismetros da frenteaosfundos. Haviaumaescadacomdezdegrausquedavaacesso a ele, e trêscolunas em cadaladodosbatentes.
Nenhum comentário ainda.