1 De novo, começouJesus a ensinar à beira do mar. Reuniu-se a eleumagrandemultidão, de maneiraqueentrounumabarca e sentou-se dentrodela no mar; e todo o povoachava-se na praia.
2Elelhesensinavamuitascoisasporparábolas, dizendo, no correr do seuensino:3Ouvi: O semeadorsaiu a semear;4quandosemeava, umaparte da sementecaiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na.
11Elelhesdisse: A vósvos é dado o mistério do reino de Deus; masaos de foratudo se lhespropõe em parábolas,12paraque, vendo, vejam, e nãopercebam; e, ouvindo, ouçam e nãoentendam, paraquenãosucedaque se convertam e sejamperdoados.
15 Os que se achampelocaminho, onde a palavra é semeadasãoaqueles, de quem, depois de a teremouvido, vindologoSatanás, tira a palavraquenelestemsidosemeada.
16Igualmente, os semeadosnoslugarespedregosossãoaquelesque, ouvindo a palavra, imediatamente, a recebemcomalegria;17elesnãotêm em si raiz, masdurampoucotempo; depois, sobrevindotribulação ou perseguiçãoporcausa da palavra, logo se escandalizam.
18 Os outros, os semeadosentre os espinhos, são os queouvem a palavra,19 e os cuidados do mundo, a seduçãodasriquezas e a cobiça de outrascoisas, entrando, abafam a palavra, e elaficainfrutífera.
26Dissemais: O reino de Deus é como se um homemlançasse a semente na terra27 e, dormindo ou acordado de noite e de dia, a sementegerminasse e crescesse, semelesabercomo.
31 É como um grão de mostarda, que, quandosemeado na terra, emborasejamenorquetodas as sementesque há na terra,32contudo, depois de semeado, cresce e se torna a maior de todas as hortaliças e deitagrandesramos, de talmodoque as aves do céupodempousar à suasombra.
33Commuitasparábolassemelhantesdirigia-lhes a palavra, conformepodiamcompreendê-la;34nãolhesfalavasemparábolas, mas em particularexplicavatudo a seusdiscípulos.
Nenhum comentário ainda.