1Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os preceitosque eu vosensino, para os observardes, a fim de quevivais, e entreis e possuais a terraque o SenhorDeus de vossospaisvos dá.
6Guardai-os e observai-os, porqueisso é a vossasabedoria e o vossoentendimento à vistadospovos, queouvirãotodosestes, estatutos, e dirão: Estagrandenação é deveraspovosábio e entendido.
9Tão-somenteguarda-te a ti mesmo, e guardabem a tuaalma, paraquenão te esqueçasdascoisasque os teusolhosviram, e queelasnão se apaguem do teucoraçãotodos os dias da tuavida; porém as contarás a teusfilhos, e aosfilhos de teusfilhos;10 o dia em queestivesteperante o SenhorteuDeus em Horebe, quando o Senhor me disse: Ajunta-me estepovo, e os fareiouvir as minhaspalavras, e aprendê-las-ão, para me temeremtodos os diasque na terraviverem, e as ensinarão a seusfilhos.
15Guardai, pois, comdiligência as vossasalmas, porquenãovistesformaalguma no dia em que o SenhorvossoDeus, em Horebe, falouconvosco do meio do fogo;16paraquenãovoscorrompais, fazendoparavósalgumaimagemesculpida, na forma de qualquerfigura, semelhança de homem ou de mulher;17 ou semelhança de qualqueranimalque há na terra, ou de qualqueravequevoapelocéu;18 ou semelhança de qualqueranimalque se arrastasobre a terra, ou de qualquerpeixeque há naságuasdebaixo da terra;19 e paraquenãosucedaque, levantando os olhospara o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todoesseexército do céu, sejaislevados a vosinclinardesperanteeles, prestandoculto a essascoisasque o SenhorvossoDeusrepartiu a todos os povosdebaixo de todo o céu.
21 O Senhor se indignoucontramimporvossacausa, e jurouque eu nãopassaria o Jordão, e quenãoentraria na boaterraque o SenhorvossoDeusvos dá porherança;22mas eu tenho de morrernestaterra; nãopodereipassar o Jordão; porémvós o passareis, e possuireisessaboaterra.
23Guardai-vos de quevosesqueçais do pacto do SenhorvossoDeus, queelefezconvosco, e nãofaçaisparavósnenhumaimagemesculpida, semelhança de algumacoisaque o SenhorvossoDeusvosproibiu.
25Quando, pois, tiverdesfilhos, e filhos de filhos, e envelhecerdes na terra, e voscorromperdes, fazendoalgumaimagemesculpida, semelhança de algumacoisa, e praticando o que é mauaosolhos do SenhorvossoDeus, para o provocar a ira, -26hojetomoportestemunhascontravós o céu e a terra, - bemcedoperecereis da terraque, passado o Jordão, idespossuir. Nãoprolongareis os vossosdiasnela, antessereis de tododestruídos.
30Quandoestiveres em angústia, e todasestascoisas te alcançarem, entãonosúltimosdiasvoltaráspara o SenhorteuDeus, e ouvirás a suavoz;31porquanto o SenhorteuDeus é Deusmisericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do pactoquejurou a teuspais.
32Agora, pois, perguntaaostempospassadosque te precederamdesde o dia em queDeuscriou o homemsobre a terra, desdeumaextremidade do céuaté a outra, se aconteceujamaiscoisatãograndecomoesta, ou se jamais se ouviucoisasemelhante?
34 Ou se Deusintentou ir tomarpara si umanação do meio de outranação, pormeio de provas, de sinais, de maravilhas, de peleja, de mãopoderosa, de braçoestendido, bemcomo de grandesespantos, segundotudoquantofez a teufavor o SenhorteuDeus, no Egito, diantedosteusolhos?
37 E, porquantoamou a teuspais, nãosomenteescolheu a suadescendênciadepoisdeles, mastambém te tirou do Egitocom a suapresença e com a suagrandeforça;38paradesapossar de diante de ti naçõesmaiores e maispoderosas do que tu, para te introduzir na suaterra e ta darporherança, comonestedia se vê.
40 E guardarás os seusestatutos e os seusmandamentos, que eu te ordenohoje, paraque te vá bem a ti, e a teusfilhosdepois de ti, e paraqueprolongues os dias na terraque o SenhorteuDeus te dá, paratodo o sempre.
41EntãoMoisésseparoutrêscidadesalém do Jordão, para o nascente,42paraque se refugiasseali o homicidaqueinvoluntariamentetivessematado o seupróximo a quemdantesnãotivesseódioalgum; paraque, refugiando-se numadestascidades, vivesse:43 a Bezer, no deserto, no planalto, para os rubenitas; a Ramote, em Gileade, para os paditas; e a Golã, em Basã, para os manassitas.
44Esta é a leiqueMoiséspropôsaosfilhos de Israel;45estessão os testemunhos, os estatutos e os preceitosqueMoisésfalouaosfilhos de Israel, depoisquesaíram do Egito,46além do Jordão, no valedefronte de Bete-Peor, na terra de Siom, reidosamorreus, quehabitava em Hesbom, a quemMoisés e os filhos de Israelderrotaram, depoisquesaíram do Egito;47poistomaram a terradeles em possessão, comotambém a terra de Ogue, rei de Basã, sendoesses os doisreisdosamorreus, queestavamalém do Jordão, para o nascente;48desdeAroer, queestá à borda do ribeiro de Arnom, até o monte de Siom, que é Hermom,49 e toda a Arabá, além do Jordão, para o oriente, até o mar da Arabá, pelasfaldas de Pisga.
Nenhum comentário ainda.