1 Ó Israel, ouveagora os estatutos e os preceitosque eu vosensino, paraobedecerdes a eles, a fim de quetenhaisvida e tomeisposse da terraque o SENHOR, Deus de vossospais, vos dá.
6Guardai-os e obedecei a eles. Assim, a vossasabedoria e o vossoentendimentoserãovistospelospovos, queouvirãotodosestesestatutos e dirão: Estagrandenação é realmente um povosábio e inteligente.
9Apenasficaiatentos. Ficaimuitoatentosparanãovosesquecerdesdascoisasque os vossosolhosviram, e paraqueelasnão se apaguem do vossocoraçãodurantetodos os dias da vossavida. Contai-as a vossosfilhos e netos.
10 No dia em queestivestesdiante do SENHOR, vossoDeus, no Horebe, o SENHOR me disse: Reúneestepovodiante de mim, e eu os fareiouvir as minhaspalavras, e eles as aprenderão, paraque me temamtodos os diasqueviverem na terra e as ensinem a seusfilhos.
15Ficaimuitoatentos, poisnãovistesformaalguma no dia em que o SENHOR, vossoDeus, falouconvosco do meio do fogo, no Horebe,16paranãovoscorromperdes, fazendoparavósalgumaimagemesculpida, na forma de qualquerfigura, semelhante a homem ou mulher;17 ou semelhante a qualqueranimal na terra, ou a qualqueravequevoapelocéu;18 ou semelhante a qualqueranimalquerastejasobre a terra, ou a qualquerpeixenaságuasdebaixo da terra;19 e paranãoacontecerque, levantando os olhos ao céu, e vendo o sol, a sua e as estrelas, todoesseexército do céu, sejaislevados a vosinclinardesperanteeles, prestandoculto a essascoisasque o SENHOR, vossoDeus, concedeuigualmente a todos os povosdebaixo do céu.
23Cuidadoparanãoesquecerdes da aliançaque o SENHOR, vossoDeus, fezconvosco, e nãofaçaisnenhumaimagemesculpida, semelhante a algumacoisaque o SENHOR, vossoDeus, vosproibiu.
25Quando, então, tiverdesfilhos e netos, e envelhecerdes na terra, e voscorromperdes, fazendoalgumaimagemesculpida, semelhante a qualquercoisa, e praticando o que é mauaosolhos do SENHOR, vossoDeus, paraprovocar-lhe a ira,26hojeconvoco o céu e a terracomotestemunhascontravós: rapidamentedesaparecereis da terraqueestaisindopossuir do outrolado do Jordão. Nãoficareismuitotemponela, massereiscompletamentedestruídos.
30Quandoestiverdes em angústia, e todasessascoisasacontecerem, entãovoltareispara o SENHOR, vossoDeus, e ouvireissuavoz, nosdiasfuturos;31pois o SENHOR, vossoDeus, é Deusmisericordioso e nãovosdesamparará, nemvosdestruirá, nem se esquecerá da aliançaquejurou a vossospais.
32Agora, perguntaiaostempospassadosdesde o dia em queDeuscriou o homemsobre a terra, perguntai de umaextremidade do céuaté a outra, se algumavezaconteceucoisatãograndecomoesta, ou se já se ouviucoisasemelhante.
34 Ou se algumdeusdecidiutomarpara si umanação do meio de outranação, pormeio de provas, sinais, maravilhas, guerras, commãopoderosa, braçoestendido e comgrandesprodígios, assimcomo o SENHOR, vossoDeus, fezconvosco no Egito, diantedosvossosolhos.
37Porqueamouvossospais, nãosomenteescolheu a descendênciadeles, mastambémvostirou do Egitocomsuapresença e comsuagrandeforça;38paraexpulsar de diante de vósnaçõesmaiores e maispoderosas, paraalivoslevar e darporherança a terradelas, como se vê nestedia.
40 E guardareis os seusestatutos e os seusmandamentos, quehojevosordeno, paraquevivaisbem, vós e vossosfilhos, e paraqueprolongueis os vossosdias na terraque o SENHOR, vossoDeus, vos dá parasempre.
41 E Moisésseparoutrêscidades do outrolado do Jordão, do lado do nascente,42paraque o homicidaqueinvoluntariamentetivessematadoalguém, semqueanteslhetivesseódioalgum, se refugiasseali. Eleficariavivo, refugiando-se em umadestascidades:43Bezer, no deserto, no planalto, para os rubenitas; Ramote, em Gileade, para os gaditas; e Golã, em Basã, para os manassitas.
45Estessão os testemunhos, os estatutos e os preceitosqueMoisésfalouaosisraelitasdepoisquesaíram do Egito,46 do outrolado do Jordão, no valedefronte de Bete-Peor, na terra de Siom, reidosamorreus, quehabitava em Hesbom, a quemMoisés e os israelitasderrotaramdepoisquesaíram do Egito;47poistomaramposse da terra de Siom, comotambém da terra de Ogue, rei de Basã, sendoesses os doisreisdosamorreusqueestavam do outrolado do Jordão, do lado do nascente,48desdeAroer, na margem do ribeiro de Arnom, até o monte de Siom, que é o Hermom,49 e toda a Arabá, do outrolado do Jordão, para o oriente, até o mar da Arabá, nasencostas do Pisga.
Nenhum comentário ainda.