5Certanoite, tive um sonhoque me deixoumuitoassustado. Estandodeitado em minhacama, os pensamentos e visõesquepassarampelaminhamente me deixaramhorrorizado.
6Porissochamei ao paláciotodos os sábios da Babilônia e determineique me dissessem o significado do sonho,7masquando os magos, os encantadores, os astrólogos e os adivinhosvieram e eu conteimeusonho a eles, nenhumdelesfoicapaz de me dizer o quesignificava.
8Finalmente, apareceuDaniel, a quem eu chameiBeltessazar, em honra ao meudeus, o homem em quem há o espíritodosdeusessantos. Então eu contei a ele o meusonho.
9Disse a ele: “Beltessazar, chefedosmagos, seique o espíritodosdeusessantosestá em você, e quenenhummistério é difícildemaisparavocê; explique a visãoque vi no meusonho, com a suainterpretação. Escute:10Estassão as visõesquetivequandoestavadeitado em minhacama: Eu vi umagrandeárvore no meio da terra.
12 As folhas da árvoreerambemverdes e bonitas, seusramosestavamcarregados de frutos, suficientesparatodos se alimentarem. Os animais do campovinhamdescansar à sombra da árvore, e as avesfaziamseusninhos em seusramos.
14Elegritou em altavoz: “Derrubem a árvore; cortem os seusramos, arranquemsuasfolhas e espalhem os seusfrutos. Espantem os animais da suasombra e tirem as avesdosseusramos,15masdeixem as raízes e o toco, amarradocomumagrossacorrente de ferro e bronze, cercado de erva. Eleserámolhadocom o orvalho do céu e se alimentará da erva do campo, como os animais!
17Issofoidecretadopelosvigilantes, porordemdossantosanjos. O decretofoidadoparaquetodos os homenssaibamque o Altíssimodominasobre os reinos do mundo. Ele dá os reinos a quembementende, até ao maishumildedoshomens!”
18 “Este, Beltessazar, foi o meusonho. Agora, diga-me o seusignificado. Ninguémmaispode me ajudar na interpretação. Todos os sábios do meureinofalharam. Mas eu seiquevocêpoderesponder, porque o espíritodosdeusesvive em você”.
19EntãoDaniel, tambémchamado de Beltessazar, ficouporalgumtemposentado em silêncio, aterrorizadopelosonho. Finalmente, o reidisse: “Beltessazar, nãotenhamedo de me contar o significado do sonho”. Beltessazarrespondeu: “Majestade, gostariaque os acontecimentosreveladospelosonhofossemdestinadosaosseusinimigos, e não ao rei!
20 A árvoreque o reiviucresceraté os céus, queeravistaportodo o mundo,21comsuasbelasfolhasverdes, com os ramoscarregados de frutos, dandosombraaosanimais e ninho às aves —22aquelaárvore, Majestade, é o senhormesmo. O senhorcresceu e se tornoumuitoforte. A suagrandezachegaaté o céu, e o seureinoaté os confins da terra.
23 “Então, Majestade, o senhorviu um anjo de Deusdescendo do céu e gritando: ‘Cortem e destruam a árvore, masdeixem as raízes e o toco, cercado de erva, amarradocomumagrossacorrente de ferro e bronze. Eleficarámolhado do orvalho do céu e duranteseteanoscomeráervacomo os animais!’
25 O senhorseráexpulso do palácio e vaiviverpeloscampos, como um animal, comendocapimcomo um boi, molhadopeloorvalho da noite. E assim o senhorvaiviverduranteseteanos, atéaprenderque o DeusAltíssimo é o dono de todos os reinosdoshomens, queele dá o poder a quembementende.
27 “Portanto, ó reiNabucodonosor, escute o que eu digo — pare de pecar! Faça o que o senhor já sabeque é certo! Nada de injustiça! Tenhacompaixãodospobres, sejabomparaeles. QuemsabeassimDeusterápena do senhor e não o castigará”.
29Dozemesesdepois do sonho, eleestavapasseandopeloterraço do palácioreal,30dizendo, cheio de orgulho: “Eu mesmo, com o meugrandepoderconstruíestabelacidade de Babilôniaparaser a minhacasa, a capital do meugrandeimpério”.
32Vocêseráexpulso do seupalácio e vaivivercom os animais do campo; vaicomercapimcomo os boisduranteseteanos, atécompreenderqueDeus é quemdominasobre os reinos da terra e os dá a quemelequer”.
33 E naquelamesmahora a profecia se cumpriu. Nabucodonosorfoiexpulso do seupalácio e passou a comercapimcomo os bois. Vivendo ao ar livre, ficoumolhadocom o orvalho da noite. Seucabelocresceucomopenas de águias, e as suasunhasficaramenormescomogarrasdospássaros.
34 Ao fimdaquelesseteanos, eu, Nabucodonosor, olhei o céu, minhamentevoltou a funcionarcomomente de homem, e louvei e adorei o DeusAltíssimo e deiglóriaàquelequeviveparasempre, cujodomínio é eterno, e cujoreinoduraparasempre.
35Quandocomparamos a eletodos os moradores da terra, elesnãovalemnada. Ele é tãopoderosoquefaz o quequercom os anjos e com os moradoresdestemundo. Não há ninguémcapaz de fazê-lo parar. Ninguémpodedizer a ele: ‘O Senhornãopodefazerisso!’
36Quandominhamentevoltou ao normal, recebi de volta a minhahonra, o meupoder e o meureino. Meusconselheiros e auxiliares me procuraram, e fuinovamenteproclamadorei, commuitomaishonra do queantes.
37Agora, eu, Nabucodonosor, louvo, glorifico e honro o Rei do céu, o grandeJuiz, porquetodos os seusatossãojustos e bons. Elepodehumilhar os orgulhosos, fazendo-os arrastar-se no pó.
Nenhum comentário ainda.