1Umamulher, dentre as mulheresdosfilhosdosprofetas, clamou a Eliseu, dizendo: O teuservo, meumarido, morreu. Tu sabesque o teuservotemia a Jeová. É chegado o credorparalevarmeusdoisfilhosparalheseremescravos.
8 Um dia, passouEliseuporSuném, onde se achavaumamulher de distinção; e ela o constrangeu a comer. Sucedeuquetodas as vezesqueelepassavaporali lá entravaparacomer.
10Façamos-lhe um pequenoquartosobre o muro; ponhamos-lhealiumacama, e umamesa, e umacadeira, e um candeeiro; quandoelevier à nossacasa, paraali se retirará.
13Eliseudisse a Geazi: Dize-lhe: Eisquenostenstratadocomtodoestedesvelo, que se há de fazerpor ti? Queresque se fale ao rei ou ao general do exército a teufavor? Elarespondeu: Eu habito no meio do meupovo.
25Partiu e foitercom o homem de Deus, ao monteCarmelo. Vendo-a de longe o homem de Deus, disse ao seuservoGeazi: Eis aí a sunamita;26corre a encontrarcomela, e pergunta-lhe: Vaisbem? Vaibemteumarido? Vaibem o menino? Elarespondeu: Vaibem.
27Tendoelavindotercom o homem de Deus, ao monte, pegou-lhenospés. Chegou-se Geazipara a remover, porém o homem de Deuslhedisse: Deixa-a, porque a suaalmaestá em amargura; Jeová mo encobriu e não me manifestou.
29Eliseudisse a Geazi: Cinge os teuslombos, toma o meubordão na mão e parte. Se encontraresalguém, não o saúdes; se alguém te saudar, nãolherespondas; põe tu o meubordãosobre o rosto do menino.
31Geazipassouadiantedeles e pôs o bordãosobre o rosto do menino; porémnãohavianelenemvoznemsentido. Peloquevoltou a encontrar-se comEliseu e disse-lhe: Nãodespertou o menino.
34Subiu à cama, deitou-se sobre o menino, e pôs a bocasobre a bocadele, os seusolhossobre os olhosdele, as suasmãossobre as mãosdele, e encurvou-se sobreele; e cobroucalor a carne do menino.
38EliseuvoltouparaGilgal. Haviafome na terra, e os filhosdosprofetasestavamsentadosdiantedele. Disse ao seuservo: Põe tu a panelagrande ao lume e faze um caldo de ervaspara os filhosdosprofetas.
39Saiu um ao campoparaapanharervas; achouumacomoparrasilvestre, e colheudela os frutosatéencher a suacapa; voltando, cortou-os em pedaços e pôs na panela de caldo, poisnão os conheciam.
42 Um homemveio de Baal-Salisa e trouxe ao homem de Deusunspãesdasprimícias, vintepães de cevada, e trigonovo no seualforje. Eliseudisse: Dá ao povo, paraquecoma.
43Disse-lhe o seuservo: Quedizes? Hei de eu pôrissodiante de cemhomens? Porémeletornou: Dá ao povo, paraquecoma; porqueassimdizJeová: Comerão, e sobejará.
Nenhum comentário ainda.