2Estassão as gerações de Jacó. José, tendodezesseteanos, estavacomseusirmãosapascentando os rebanhos; sendoaindamocinho, acompanhava os filhos de Bila e os de Zilpa, mulheres de seupai, e trouxemásnotícias a respeitodeles a seupai.
6Poislhesdisse: Ouviestesonhoque eu tive:7eisquenósestávamosatandofeixes no campo, e levantava-se o meufeixe e ficava em pé; os vossosfeixes o rodeavam e prostravam-se perante o meufeixe.
8Responderam-lheseusirmãos: Virás, de fato, a reinarsobrenós? Ou virás, de fato, a terdomíniosobrenós? Aborreciam-no aindamaisporcausadosseussonhos e porcausadassuaspalavras.
10Quando o relatou a seupai e a seusirmãos, repreendeu-o seupai e disse-lhe: Quesonho é estequesonhaste? Viremos, porventura, eu, tuamãe e teusirmãos a prostrar-nos em terraperante ti?
22TambémlhesdisseRúben: Nãoderrameissangue. Lançai-o nestacovaqueestá no deserto, porémnãoponhaismãosobreele; istodisse, para o livrardasmãosdeles, a fim de o restituir a seupai.
23LogoquechegouJosé a seusirmãos, despiram-no da túnica, da túnicatalarcommangascompridasqueeletrazia;24 e, tomando-o, lançaram-no na cova: ora, a covaestavavazia, nãohaviaáguanela.
25Então, se assentaramparacomer. Levantando os olhos, olharam, e eisqueumacaravana de ismaelitasvinha de Gileade, trazendo os seuscamelostragacanto, mástique e ládano, queiamlevar ao Egito.
35Levantaram-se todos os seusfilhos e todas as suasfilhaspara o consolarem, maselenãoquisserconsolado; e disse: Poiscomchorohei de descerparameufilho ao Sheol. Assim, o chorouseupai.
Nenhum comentário ainda.