2 A história da família de Jacó é a seguinte: QuandoJosétinhadezesseteanos, o trabalhodeleerapastorear os rebanhoscom os seusirmãos. Comoeraaindamuitojovem, eleacompanhava os filhos de Bila e de Zilpa, mulheres de seupai. Quandovoltava do campo, Josécontava ao pai as másnotícias a respeitodosseusirmãos.
7 “Vejam só! Sonheiqueestávamosamarrando os feixes de trigo no campo, quando o meufeixe se levantou e ficou em pé, e os seusfeixes o rodearam e se inclinaramdiantedele!”
8Seusirmãosdisseram: “Vocêestáquerendodizerquevaireinarsobrenós, ou quevainosgovernar?” Porcausadosseussonhos e dassuaspalavras, o ódiodelesaumentavacadavezmais.
10Quandocontou o sonho ao pai e a seusirmãos, o pai o repreendeu, dizendo: “Quesonho é esse? Entãovocêachaque eu, a suamãe e os seusirmãosvamoster de nosinclinaraté o chãodiante de você?”
12Certodia os irmãos de Josélevaram os rebanhos de seupaiparaperto de Siquém,13 e Israeldisse a José: “Os seusirmãosnãoestãocuidando do rebanho em Siquém? Queroquevocê vá até lá”. “Sim, senhor” respondeu-lhe.
22 E acrescentou: “Nãoderramemsangue. Joguem-no nestepoço no deserto, masnãocoloquem as mãosnele”. Rúbendisseissocom a intenção de libertá-lo maistarde e devolvê-lo ao pai.
25Maistarde, quandoestavamsentados, comendopão, viramqueumacaravana de ismaelitasvinha de Gileade. Os camelosestavamcarregados de perfumes, bálsamo e mirra, queestavamlevandopara o Egito.
28Assim, quando os mercadoresismaelitaspassaramporali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderamaosismaelitasporvintemoedas de prata, que o levarampara o Egito.
35Todos os seusfilhos e filhasprocuraramconsolarJacó. Ele, porém, recusouserconsolado, dizendo: “Vouchorar a morte do meufilhoatémorrer”. E continuou a chorar.
Nenhum comentário ainda.