2Estassão as gerações de Jacó. José, aosdezesseteanos de idade, estavacomseusirmãosapascentando os rebanhos; sendoaindajovem, andavacom os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seupai; e Josétrazia a seupaimásnotícias a respeitodeles.
6Poiselelhesdisse: Ouvi, peço-vos, estesonhoquetive:7Estávamosnósatandomolhos no campo, e eisque o meumolho, levantando-se, ficou em pé; e os vossosmolhos o rodeavam, e se inclinavam ao meumolho.
8Responderam-lheseusirmãos: Tu pois, deverasreinarássobrenós? Tu deverasterásdomíniosobrenós? Porissoaindamais o odiavamporcausadosseussonhos e dassuaspalavras.
10Quando o contou a seupai e a seusirmãos, repreendeu-o seupai, e disse-lhe: Quesonho é essequetiveste? Porventuraviremos, eu e tuamãe, e teusirmãos, a inclinar-noscom o rosto em terradiante de ti?
22TambémlhesdisseRúben: Nãoderrameissangue; lançai-o nestacova, queestá no deserto, e nãolanceismãonele. Disseistoparalivrá-lo dasmãosdeles, a fim de restituí-lo a seupai.
23LogoqueJoséchegou a seusirmãos, estes o despiram da suatúnica, a túnica de váriascores, queeletrazia;24 e tomando-o, lançaram-no na cova; mas a covaestavavazia, nãohaviaáguanela.
25Depoissentaram-se paracomer; e, levantando os olhos, viramumacaravana de ismaelitasquevinha de Gileade; nosseuscamelostraziamtragacanto, bálsamo e mirra, queiamlevar ao Egito.
28 Ao passarem os negociantesmidianitas, tiraramJosé, alçando-o da cova, e venderam-no porvintesiclos de prataaosismaelitas, os quais o levarampara o Egito.
29Ora, Rúbenvoltou à cova, e eisqueJosénãoestava na cova; peloquerasgou as suasvestes30 e, tornando a seusirmãos, disse: O meninonãoaparece; e eu, aondeirei?
35 E levantaram-se todos os seusfilhos e todas as suasfilhas, para o consolarem; ele, porém, recusouserconsolado, e disse: Na verdade, comchorohei de descerparameufilhoaté o Seol. Assim o chorouseupai.
Nenhum comentário ainda.