2Estassão as gerações de Jacó. Aosdezesseteanos de idade, Josécuidavadosrebanhoscomseusirmãos; aindajovem, auxiliava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seupai; e Josélevava a seupaimásnotícias a respeitodeles.
6Poiselelhesdisse: Peço-vosqueouçaisestesonhoquetive:7Estávamosatandofeixes no campo, e o meufeixelevantou-se e ficou em pé; e os vossosfeixes o rodeavam e se inclinavamperante o meufeixe.
10Quando o contou a seupai e a seusirmãos, o pairepreendeu-o e disse: Quesonho é essequetiveste? Seráque eu, tuamãe e teusirmãosviremos a nosinclinarcom o rosto em terradiante de ti?
12Entãoseusirmãosforamcuidar do rebanho de seupai em Siquém,13 e Israeldisse a José: Os teusirmãosnãoestãocuidando do rebanho em Siquém? Vai! Vouenviar-te a eles. Josérespondeu: Estouaqui.
22 E acrescentou: Nãoderrameissangue; lançai-o nestacisterna, aqui no deserto, e nãoencosteis a mãonele. Eledisseissoparalivrá-lo dasmãosdeles, a fim de restituí-lo a seupai.
23LogoqueJoséchegou a seusirmãos, eles o despiram da suatúnica, a túnicalongaqueestavausando,24 e, agarrando-o, lançaram-no na cisterna; a cisternaestavavazia, nãohaviaáguanela.
25Depoisdisso, sentaram-se paracomer e, levantando os olhos, viramumacaravana de ismaelitasquevinha de Gileade; nosseuscamelostraziamessênciasaromáticas, bálsamo e mirra, quelevavampara o Egito.
28Quando os negociantesmidianitaspassaram, elestiraramJosé, fazendo-o subir da cisterna, e venderam-no porvintesiclos de prataaosismaelitas, que o levarampara o Egito.
29QuandoRúbenvoltou à cisterna, José já nãoestavaali; eleentãorasgou as suasroupas30 e, voltando-se paraseusirmãos, disse: O meninonãoestá lá; e eu, paraondeirei?
35 E todos os seusfilhos e todas as suasfilhaslevantaram-se para o consolar; ele, porém, recusou-se a serconsolado e disse: Na verdade, comlágrimasdescerei ao meufilhoaté o túmulo. E seupaichorouassimporele.
Nenhum comentário ainda.