2Esta é a história de Jacó. TendoJosédezesseteanos, apascentava os rebanhoscomseusirmãos; sendoaindajovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seupai; e traziamásnotíciasdeles a seupai.
6Poislhesdisse: Rogo-vos, ouviestesonhoquetive:7Atávamosfeixes no campo, e eisque o meufeixe se levantou e ficou em pé; e os vossosfeixes o rodeavam e se inclinavamperante o meu.
8Então, lhedisseramseusirmãos: Reinarás, comefeito, sobrenós? E sobrenósdominarásrealmente? E comissotantomais o odiavam, porcausadosseussonhos e de suaspalavras.
10Contando-o a seupai e a seusirmãos, repreendeu-o o pai e lhedisse: Quesonho é essequetiveste? Acaso, viremos, eu e tuamãe e teusirmãos, a inclinar-nosperante ti em terra?
12 E, comoforam os irmãosapascentar o rebanho do pai, em Siquém,13perguntouIsrael a José: Nãoapascentamteusirmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lheJosé: Eis-me aqui.
22TambémlhesdisseRúben: Nãoderrameissangue; lançai-o nestacisternaqueestá no deserto, e nãoponhaismãosobreele; istodissepara o livrardeles, a fim de o restituir ao pai.
25Ora, sentando-se paracomerpão, olharam e viramqueumacaravana de ismaelitasvinha de Gileade; seuscamelostraziamarômatas, bálsamo e mirra, quelevavampara o Egito.
28 E, passando os mercadoresmidianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderamporvintesiclos de prataaosismaelitas; esteslevaramJosé ao Egito.
35Levantaram-se todos os seusfilhos e todas as suasfilhas, para o consolarem; ele, porém, recusouserconsolado e disse: Chorando, descerei a meufilhoaté à sepultura. E de fato o chorouseupai.
Nenhum comentário ainda.