1Sucedeu, pois, no anoquarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, queveioestapalavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:2Toma o rolo de um livro e escreveneletodas as palavrasque te tenhofaladosobreIsrael, e sobreJudá, e sobretodas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josiasatéhoje.
3Ouvirão, talvez, os da casa de Judátodo o malque eu intentofazer-lhes, paraquecadaqual se converta do seumaucaminho, e eu perdoe a suamaldade e o seupecado.
4Então, Jeremiaschamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveuBaruque da boca de Jeremiastodas as palavras do SENHOR, queelelhetinharevelado, no rolo de um livro.
6Entra, pois, tu e lê peloroloqueescreveste da minhaboca as palavras do SENHORaosouvidos do povo, na Casa do SENHOR, no dia de jejum; e tambémaosouvidos de todo o Judávindodassuascidades as lerás.
7Podeserquecaia a suasúplicadiante do SENHOR, e se convertacada um do seumaucaminho, porquegrande é a ira e o furorque o SENHORtemmanifestadocontraestepovo.
9 E aconteceu, no anoquinto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, no mêsnono, queapregoaramjejumdiante do SENHOR a todo o povo em Jerusalém, comotambém a todo o povoquevinhadascidades de Judá a Jerusalém.
10Leu, pois, Baruquenaquelelivro as palavras de Jeremias na Casa do SENHOR, na câmara de Gemarias, filho de Safã, o escriba, no átriosuperior, à entrada da PortaNova da Casa do SENHOR, aosouvidos de todo o povo.
11 E, ouvindoMiqueias, filho de Gemarias, filho de Safã, todas as palavras do SENHOR, naquelelivro,12desceu à casa do rei, à câmara do escriba. E eisquetodos os príncipesestavamaliassentados: Elisama, o escriba; e Delaías, filho de Semaías; e Elnatã, filho de Acbor; e Gemarias, filho de Safã; e Zedequias, filho de Hananias; e todos os outrospríncipes.
14Então, todos os príncipesmandaramJeudi, filho de Netanias, filho de Selemias, filho de Cusi, dizer a Baruque: O roloquelesteaosouvidos do povo, toma-o nastuasmãos, e vem. E Baruque, filho de Nerias, tomou o rolonassuasmãos, e veio a eles.
16 E sucedeuque, ouvindoelestodasaquelaspalavras, se voltaramtemerososunspara os outros e disseram a Baruque: Semdúvidanenhuma, anunciaremos ao reitodasestaspalavras.
21Então, enviou o rei a Jeudi, paraquetrouxesse o rolo; e Jeuditomou-o da câmara de Elisama, o escriba, e leu-o aosouvidos do rei e aosouvidos de todos os príncipesqueestavam em torno do rei.
23 E sucedeuque, tendoJeudilidotrês ou quatrofolhas, cortou-o o reicom um canivete de escrivão e lançou-o ao fogoquehavia no braseiro, atéquetodo o rolo se consumiu no fogoqueestavasobre o braseiro.
25PostoqueElnatã, e Delaías, e Gemariastivessempedido ao reiquenãoqueimasse o rolo, elenãolhesdeuouvidos;26antes, deuordem o rei a Jerameel, filho de Hameleque, e a Seraías, filho de Azriel, e a Selemias, filho de Abdeel, queprendessemBaruque, o escrivão, e Jeremias, o profeta. Mas o SENHORtinha-os escondido.
27Então, veio a Jeremias a palavra do SENHOR, depoisque o reiqueimara o rolo, com as palavrasqueBaruqueescrevera da boca de Jeremias, dizendo:28Tomaaindaoutrorolo e escreveneletodas as palavrasqueestavam no primeirovolume, o qualJeoaquim, rei de Judá, queimou.
29 E a Jeoaquim, rei de Judá, dirás: Assimdiz o SENHOR: Tu queimasteesterolo, dizendo: Porqueescrevesteneleanunciando: Certamente, virá o rei da Babilônia, e destruiráestaterra, e farácessarnelahomens e animais?
30Portanto, assimdiz o SENHORacerca de Jeoaquim, rei de Judá: Nãoteráquem se assentesobre o trono de Davi, e serálançado o seucadáver ao calor de dia e à geada de noite.
31 E visitareisobreele, e sobre a suasemente, e sobre os seusservos a suainiquidade; e trareisobreele, e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os homens de Judátodoaquelemalquelhestenhofaladosemque me ouvissem.
32Tomou, pois, Jeremiasoutrorolo e o deu a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qualescreveunele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livroqueJeoaquim, rei de Judá, tinhaqueimado; e ainda se acrescentaram a elasmuitaspalavrassemelhantes.
Nenhum comentário ainda.