1SUCEDEU, pois, no anoquarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, queveioestapalavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:2Toma o rolo de um livro, e escreveneletodas as palavrasque te tenhofalado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josiasaté ao dia de hoje.
3Porventuraouvirão os da casa de Judátodo o malque eu intentofazer-lhes; paraquecadaqual se converta do seumaucaminho, e eu perdoe a suamaldade e o seupecado.
4EntãoJeremiaschamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveuBaruque da boca de Jeremias no rolo de um livrotodas as palavras do SENHOR, queelelhetinhafalado.
6Entra, pois, tu, e peloroloqueescreveste da minhaboca, lê as palavras do SENHORaosouvidos do povo, na casa do SENHOR, no dia de jejum; e também, aosouvidos de todos os de Judá, quevêmdassuascidades, as lerás.
7Podeserquecaia a suasúplicadiante do SENHOR, e se convertacada um do seumaucaminho; porquegrande é a ira e o furorque o SENHORtemexpressadocontraestepovo.
9 E aconteceu, no quintoano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, no mêsnono, queapregoaramjejumdiante do SENHOR a todo o povo em Jerusalém, comotambém a todo o povoquevinhadascidades de Judá a Jerusalém.
10Leu, pois, Baruquenaquelelivro as palavras de Jeremias, na casa do SENHOR, na câmara de Gemarias, filho de Safã, o escriba, no átriosuperior, à entrada da portanova da casa do SENHOR, aosouvidos de todo o povo.
11 E, ouvindoMicaías, filho de Gemarias, filho de Safã, todas as palavras do SENHOR, daquelelivro,12Desceu à casa do rei, à câmara do escriba. E eisquetodos os príncipesestavamaliassentados, a saber: Elisama, o escriba, e Delaías, filho de Semaías, e Elnatã, filho de Acbor, e Gemarias, filho de Safã, e Zedequias, filho de Hananias, e todos os outrospríncipes.
14Entãotodos os príncipesmandaramJeudi, filho de Netanias, filho de Selemias, filho de Cusi, a Baruque, paralhedizer: O roloquelesteaosouvidos do povo, toma-o na tuamão, e vem. E Baruque, filho de Nerias, tomou o rolo na suamão, e foitercomeles.
16 E sucedeuque, ouvindoelestodasaquelaspalavras, voltaram-se temerososunspara os outros, e disseram a Baruque: Semdúvidaalgumaanunciaremos ao reitodasestaspalavras.
21Entãoenviou o rei a Jeudi, paraquetomasse o rolo; e Jeuditomou-o da câmara de Elisama, o escriba, e leu-o aosouvidos do rei e aosouvidos de todos os príncipesqueestavam em torno do rei.
23 E sucedeuque, tendoJeudilidotrês ou quatrofolhas, cortou-as com um canivete de escrivão, e lançou-as no fogoquehavia no braseiro, atéquetodo o rolo se consumiu no fogoqueestavasobre o braseiro.
26Antesdeuordem o rei a Jerameel, filho de Hamaleque, e a Seraías, filho de Azriel, e a Selemias, filho de Abdeel, queprendessem a Baruque, o escrivão, e a Jeremias, o profeta; mas o SENHOR os escondera.
27Entãoveio a Jeremias a palavra do SENHOR, depoisque o reiqueimara o rolo, com as palavrasqueBaruqueescrevera da boca de Jeremias, dizendo:28Tomaaindaoutrorolo, e escreveneletodasaquelaspalavrasqueestavam no primeirorolo, quequeimouJeoiaquim, rei de Judá.
29 E a Jeoiaquim, rei de Judá, dirás: Assimdiz o SENHOR: Tu queimasteesterolo, dizendo: Porqueescrevestenele, dizendo: Certamentevirá o rei de Babilônia, e destruiráestaterra e farácessarnelahomens e animais?
30Portantoassimdiz o SENHOR, acerca de Jeoiaquim, rei de Judá: Nãoteráquem se assentesobre o trono de Davi, e serálançado o seucadáver ao calor do dia, e à geada da noite.
31 E castigarei a sua iniqüidade nele, e na suadescendência, e nosseusservos; e trareisobreele e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os homens de Judá, todoaquelemalquelhestenhofalado, e nãoouviram.
32Tomou, pois, Jeremiasoutrorolo, e deu-o a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qualescreveunele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livroqueJeoiaquim, rei de Judá, tinhaqueimado no fogo; e ainda se lhesacrescentarammuitaspalavrassemelhantes.
Nenhum comentário ainda.