2 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Seusinimigosdisseram ‘Bemfeito!’ quandoIsraelfoicastigado. Elespensaram: ‘Agoratomaremospossedoslugaressagrados de Israel’.
3Porissoprofetize e diga: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: SeusinimigosatacaramIsraelportodos os lados, cada um tentandoconseguirpara si um pouco do quehaviasobrado, prendendo e vendendo o meupovocomoescravos, transformando-os em motivo de zombariaportoda a terra.
4Porisso, ó montes de Israel, ouçam a mensagem do Soberano, o SENHOR: Assimdiz o Soberano, o SENHOR, aosmontes e colinas, aosriachos e vales, aoscamposvazios e às cidadesdesertas, alvo de roubos e zombariaspara as naçõespróximas.
5Assimdiz o Soberano, o SENHOR: O fogo da minhairaestáardendocontraseusvizinhos e especialmentecontraEdom, porquecomprazer e commaldade no coraçãoelesinvadiram a minhaterrapararoubar e matar, fazendopoucocaso de mim!
6Porisso, profetize a respeito da terra de Israel e digaaosmontes e às colinas, aosriachos e aosvales, dizendo: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Estoudominadopelaminhaira, porquevocêsforamterrivelmenteenvergonhadospelasnaçõesvizinhas.
11Multiplicarei os homens e os animais; fareinascermuitosanimais, e elesviverãosobre os montescomoantes. O meucuidadocomvocêsseráaindamaior do que no passado. Assimvocêssaberãoque eu sou o SENHOR!
14Masisso é coisa do passado. Os montes de Israelnãodeixarãomais os lares de Israelsemfilhos; a terra de Israelnãodestruirámais os seusmoradores. Palavra do Soberano, o SENHOR.
15Nuncamaispermitireiqueoutrospovoszombem de vocês. Israelnãosofrerámaisvergonhadiante de outrasnações, nemfarámais a suanaçãocair. Palavra do Soberano, o SENHOR”.
17 “Filho do homem, quandomeupovovivia em Israel, deixou a terraimpuracomseusmauscaminhos e pecados. Aosmeusolhos, as ações do meupovoeramimundascomo a impurezamenstrual de umamulher.
20Quandochegaram às terrasparaondeforamlevados, eles se transformaram em motivo de vergonhapara o meusantonome, porque os outrospovosdiziam: ‘Vejam! Esse é o talpovo do SENHOR; queDeus é essequenãoconsegueprotegerseupovo e suaterra?’
22 “Porisso, anuncie a Israel: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: O quevoufazer, ó nação de Israel, nãofareiporquevocêsmereçam. Levareitodosvocês de voltaparasuaterra, massomenteparamostrar às nações, ondevocêsandamespalhados, quem eu sou; fareiissoporcausa do meusantonome.
23Voumostrar a santidade do meusantonomequefoiprofanadoentre os povosnosquaisvocêsandaramespalhados, fazendo do meunomemotivo de riso e zombaria. Então as naçõessaberãoque eu sou o SENHOR, palavra do Soberano, o SENHOR, quandolhesmostrarque o meunome é santopormeio de vocêsdiantedasnações!
25Então, jogareiáguapurasobrevocêsparalimpartodos os seuspecados. Vocêsficarãopurificados de todas as coisaserradasquefizeram e do terrívelpecado da adoração de imagens.
31Quandotudoissoestiveracontecendo, vocêsolharãoparatrás e lembrarão de seushorríveispecados, de seusmauscaminhos. Vocêsficarãocomnojo de si mesmosporcausa da antigadesobediência, de suaadoração de imagens e de seusterríveispecadoscontramim.
32Maslembremsempre de umacoisa! Eu nãoestoufazendoissoporcausa de vocês. Palavra do Soberano, o SENHOR. Vocêsdevemserhumildes, lembrando-se de seusmauscaminhos e chorando de tristeza e vergonhaporseusantigospecados, ó nação de Israel!
33 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Quando eu purificarIsrael de todas as suasdesobediências e pecados, fareicomquesuascidadessejamnovamentehabitadas. As ruínasdasvilas e povoados de Israelserãoreconstruídas.
35Espantados, os outrospovosvãodizer: ‘Vejam, essaterraparecia um deserto, masagoraparece o jardim do Éden! As cidadesqueestavam em ruínasforamreconstruídas. Antesestavamdesertas, masagoraestãofortificadas e habitadas’.
36Então as naçõesvizinhas, as poucasquenãoforamdestruídas, saberãoque eu, o SENHOR, reconstruíestanação! Levantei as cidadesderrubadas e fiz os campossecosproduzirembelascolheitas. Eu, o SENHOR, falei, e cumprirei a minhapromessa!
37 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Além de tudoisso, estoudisposto a atender a estaoração do povo de Israel; tornarei o seupovotãonumerosocomo um rebanho de ovelhas.
38Enchereiestaterra de homens. As cidadesdesertasficarãocheias de gente, como as ruas de Jerusalém se enchiam de rebanhos de ovelhasquandochegava a épocadossacrifícios. E todossaberãoque eu sou o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.