1 O SENHORdisse a Moisés, nascampinas de Moabe, junto ao rioJordão, do outrolado de Jericó:2 “Digaaosisraelitasque, da terraquereceberem, elesdevemdaralgumascidadesaoslevitasparanelasmorarem. Tambémdevemdaralgumcampo ao redordascidadespara os seusrebanhos, seugado e todos os seusanimais.
5Fora da cidadevocêsmedirão 900 metrospara o ladoleste, 900 metrospara o ladooeste, 900 metrospara o ladosul, e 900 metrospara o ladonorte, ficando a cidade no centro. Essasserão as áreas de pastagensdascidades.
6 “Seisdascidadesquevocêsdarãoaoslevitasserãocidades de refúgioparaondeirãoaquelesquetiveremmatadoalguém. Alémdissovocêsdarão a elesmaisquarenta e duascidades.
8Essascidadesquevocêsderemaoslevitas, dasterrasdosisraelitas, serãodadasproporcionalmente à herança de cadatribo: as tribosquetiveremmuitascidadesdarãomaiscidades, e as tribosquetiverempoucascidadesdarãomenoscidadesaoslevitas”.
9 E o SENHORdisse a Moisés:10 “Digaaosisraelitasquequandoatravessarem o rioJordão e entrarem na terra de Canaã11devemescolherquaisserão as cidades de refúgio, paraondepoderáfugir a pessoaquemataralguéminvoluntariamente.
12Essascidadesservirãoparaproteger a pessoaquetivermatadoalguéminvoluntariamentedosparentes da vítimaquequiserem se vingar, atéque o povojulgue se o homicida é culpado ou não.
15Essasseiscidadesserão um lugar de refúgiopara os israelitas, para os estrangeirosquemoram no meio de vocês e para os estrangeirosqueestiverem de passagempelopaís, paraqueali se refugie o homicidaquemataralguéminvoluntariamente.
20 E se alguémempurrarumapessoacomódio ou intencionalmentejogaralgumacoisacontraessapessoa, e essapessoamorrer,21 ou se com má intençãomatarumapessoacom as própriasmãos, essapessoa é homicida, e o vingador da vítimamatará o homicidaquando o encontrar.
22 “Mas se empurrarumapessoasemódio, ou empurrarumapessoa ou entãoatiraralgumacoisacontraelainvoluntariamente,23 ou ainda, se deixarcairinvoluntariamentealgumapedrasobreelaquepossamatá-la, e a pessoamorrer, nãosendosuainimiga, e quemmatounãofezisso de propósito,24então a comunidadejulgaráentreele e o vingador da vítima, de acordocomessasleis.
25 A comunidadelivrará o acusado de assassinato do vingador da vítima, deixando o homicidacontinuar na cidade de refúgioparaondetinhafugido. Alipermaneceráaté a morte do sumosacerdote, quefoiungidocomóleosagrado.
26 “Mas se o acusadosairporalgumarazãodoslimites da cidade de refúgio27 e o vingador da vítima se encontrarcomelefora da cidade, entãopoderámatar o acusadosemserculpadoporessamorte.
30 “Todoaquelequematarumapessoaterá de sermortocomohomicida se houverduas ou maistestemunhas. Nenhumapessoamorrerá se houverapenasumatestemunhacontraela.
33 “Nãoprofanem a terraondevocêsestão. O derramamento de sangueprofana a terra. E a únicamaneira de fazer a cerimônia da purificação da terraondealguémfoimorto é pormeio do sangue de quem o derramou.
Nenhum comentário ainda.