3Disseaoslevitasqueensinavam a todo o Israel e estavamconsagrados ao SENHOR: — Ponham a arcasagrada no temploqueSalomão, filho de Davi, rei de Israel, construiu. Vocêsnãoprecisammaiscarregá-la nosombros. Agorasirvam ao SENHOR, o Deus de vocês, e ao seupovo de Israel.
6Matem os cordeiros da Páscoa, santifiquem-se e façampreparativosparaque os seusirmãoscomemorem a Páscoasegundo a palavra do SENHOR, dadapormeio de Moisés.
7Josiasdeu ao povo, paratodos os quealiestavam, trintamilcordeiros e cabritos do rebanho, todospara os sacrifícios da Páscoa, além de trêsmilbois. Tudoistofoitiradodosbens do rei.
8Também os seuspríncipesfizeramofertasvoluntárias ao povo, aossacerdotes e aoslevitas. Hilquias, Zacarias e Jeiel, chefes da Casa de Deus, deramaossacerdotes, para os sacrifícios da Páscoa, doismil e seiscentoscordeiros e cabritos e trezentosbois.
9Conanias, os seusirmãosSemaías e Natanael, e tambémHasabias, Jeiel e Jozabade, chefesdoslevitas, apresentaramaoslevitas, para os sacrifícios da Páscoa, cincomilcordeiros e cabritos e quinhentosbois.
12Puseram de parte o queerapara os holocaustos e o deram ao povo, segundo os gruposdasfamílias, paraqueestes o oferecessem ao SENHOR, comoestáescrito no Livro de Moisés; e assimfizeramcom os bois.
13Assaram o cordeiro da Páscoa no fogo, segundo o rito. Cozinharam as ofertassagradas em panelas, em caldeirões e em frigideiras, e as repartiramentretodo o povo.
14Depois os levitasprepararam o queeradeles e dossacerdotes, porque os sacerdotes, filhos de Arão, se ocuparam, até a noite, com o sacrifíciodosholocaustos e da gordura. Foiporissoque os levitasprepararam o queeradeles e dossacerdotes, filhos de Arão.
15 Os cantores, filhos de Asafe, estavamnosseuslugares, segundo o mandado de Davi, de Asafe, de Hemã e de Jedutum, vidente do rei. Também os porteirosestavamjuntoaosportões; nãonecessitaramabandonar o seuserviço, porque os seusirmãos, os levitas, preparavam o necessárioparaeles.
16Assim se estabeleceutodo o serviço do SENHOR, naqueledia, paracelebrar a Páscoa e oferecerholocaustossobre o altar do SENHOR, segundo o mandado do reiJosias.
18Nunca se celebrouumaPáscoacomoesta em Israeldesde os dias do profetaSamuel. E nenhumdosreis de IsraelcelebrouumaPáscoacomoestaqueJosiascelebroucom os sacerdotes e levitas, e comtodo o Judá e Israel, queestavamali, e com os moradores de Jerusalém.
20Depois de tudoisto, quandoJosias já tinharestaurado o templo, o reiNeco, do Egito, subiuparaguerrear em Carquemis, junto ao rioEufrates. E Josiassaiuparalutarcontraele.
21EntãoNecomandoumensageiros a ele, dizendo: — O quevocêtemcontramim, rei de Judá? Nãovenhocontravocêdestavez, mascontra o reinocom o qualestou em guerra. E Deusdisseque me apressasse. Pare de se opor a Deus, queestácomigo, paraqueelenão o destrua.
22MasJosiasnãovoltouatrás. Pelocontrário, se disfarçouparalutarcontraele. Nãodeuouvidos às palavrasqueNecolhehaviafalado da parte de Deus e foilutar no vale de Megido.
24Seusservos o tiraram do carro de guerra, levaram-no para o segundocarroqueeletinha e o transportaramparaJerusalém. Elemorreu e foisepultadonostúmulos de seuspais. Todo o Judá e JerusalémprantearamJosias.
25JeremiascompôsumalamentaçãosobreJosias, e até o dia de hojetodos os cantores e cantoras, nassuaslamentações, se têmreferido a Josias. Isto se tornou um costume em Israel, e essaslamentaçõesestãoescritas no LivrodasLamentações.
26Quantoaosdemaisatos de Josias e às suasobras de misericórdia, segundoestáescrito na Lei do SENHOR,27 e aosseusatos, tanto os primeiroscomo os últimos, estátudoescrito no Livro da HistóriadosReis de Israel e de Judá.
Nenhum comentário ainda.