1Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:2Filho do homem, profetizacontra os pastores de Israel, profetiza e dizeaospastores: Ai dospastores de Israelque se apascentam a si mesmos! Nãodevem os pastoresapascentar as ovelhas?
4Nãofortalecestes as adoentadas, nemcurastes a queestavaenferma, nemligastes a queestavaquebrada, nemtornastes a trazer a queestavadesgarrada, nembuscastes a queestavaperdida; masdominastessobreelascomforça e comrigor.
6 As minhasovelhasandaramdesgarradasportodos os montes e em todo o altoouteiro; as minhasovelhasforamespalhadasportoda a face da terra; nãohaviaquem as procurasse ou as buscasse.
7Portanto, ó pastores, ouvi a palavra de Jeová:8Pelaminhavida, diz o SenhorJeová, porquanto as minhasovelhasforamentregues à rapina e as minhasovelhasserviram de pastoparatodos os animais do campo, pornãohaverpastor, nem os meuspastoresprocuraram as minhasovelhas, mas se apascentaram a si mesmos e nãoapascentaram as minhasovelhas,9portanto, ó pastores, ouvi a palavra de Jeová.
10Assimdiz o SenhorJeová: Eisquesoucontra os pastores; dassuasmãosrequererei as minhasovelhas e fareiquecessem de apascentar as minhasovelhas. Os pastoresnão se apascentarãomais a si mesmos; da suabocalivrarei as minhasovelhas, paraquenãolhessirvam de pasto.
12Como o pastorbusca o seurebanho no dia em que se acha no meiodassuasovelhasqueestãoespalhadas, assimbuscarei as minhasovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugaresparaonde se espalharam no dianublado e de escuridade.
13Tirá-las-ei paraforadospovos, e as congregareidospaíses, e as introduzirei na suaterra; apascentá-las-ei sobre os montes de Israel, junto às correntes de água e em todos os lugareshabitados do país.
14 De bompasto as apascentarei, e sobre os montes da altura de Israelserá o seucurral; ali, se deitarãonumbomcurral e, em pastosgordos, pastarãosobre os montes de Israel.
16Buscarei a queestavaperdida, e tornarei a trazer a queestavadesgarrada, e ligarei a queestavaquebrada, e fortalecerei a queestavaenferma; masdestruirei a gorda e a forte. Apascentá-la-ei comjustiça.
18Acaso, parece-vospoucacoisa o terdespastado o bompasto, senãoquehaveis de pisaraosvossospés o resto do vossopasto? E o terdesbebido as águasclaras, senãoquehaveis de sujar o restocom os vossospés?
21porquantocom o lado e com o ombro, daisempurrões e, com os vossoschifres, impelistodas as adoentadas, até as terdesespalhadoportoda a parte,22portantosalvarei o meurebanho, e elenãoservirámais de presa; e julgareientreovelhas e ovelhas.
27 As árvores do campodarão o seufruto, e a terradará a suanovidade, e estarãoseguros na suaterra; saberãoque eu souJeová, quando eu tiverquebrado as varas do seujugo e os tiverlivradodasmãosdosque se serviamdeles.
Nenhum comentário ainda.