1 O SENHOR me disse o seguinte:2 — Homemmortal, falecontra as autoridadesquegovernam o meupovo de Israel. Profetizecontraelas e digaque eu, o SENHORDeus, estoudizendo o seguinte: “Vocês, autoridades, são os pastores de Israel. Ai de vocês, poiscuidam de vocêsmesmos, masnuncatomamconta do rebanho!
4Vocêsnãotratam as fracas, nãocuram as doentes, nãofazemcurativosnasmachucadas, nãovãobuscar as que se desviam, nemprocuram as que se perdem. Pelocontrário, vocêstratam as ovelhascomviolência e crueldade.
8Juropelaminhavidaque é melhorvocês me escutarem. Pornãoterempastor, as minhasovelhasforamatacadas, mortas e devoradasporanimaisferozes. Os meuspastoresnãoforamprocurá-las. Elesestavamcuidando de si mesmos e nãodasovelhas.
10 Eu, o SENHORDeus, declaroqueestoucontravocês. Tirarei de vocês as minhasovelhas e nãodeixareiquevocêssejam os seuspastores. E nãodeixareiquecontinuem a serpastoresque só cuidamdosseusprópriosinteresses. Livrarei as minhasovelhas do poder de vocêsparaquevocêsnãopossamdevorá-las.”
12Como um pastorbusca as suasovelhasqueestãoespalhadas, assim eu buscarei as minhasovelhas e as trarei de volta de todos os lugaresporondeforamespalhadasnaqueledia de escuridão e desgraça.
13 Eu as tirarei de paísesestrangeiros, e as ajuntarei, e as trarei de volta à suaprópriaterra. Eu as levareipara as montanhas de Israel e ali as alimentarei, pertodosribeirões e em todos os lugaresonde o povovive.
16 — Procurarei as ovelhasperdidas, trarei de volta as que se desviaram, fareicurativonasmachucadas e tratareidasdoentes. Masdestruirei as queestãogordas e fortes, porque eu sou um pastorquefaz o que é certo.
25Fareiumaaliançacomelasparagarantirquetenhamsegurança. Acabareicomtodos os animaisferozesque há na terra de Israel, e assim as minhasovelhaspoderãoviver em segurançanoscampos e dormir no mato.
27 As árvoresdarãofrutas, os camposproduzirãocolheitas, e todosviverão em segurança na suaprópriaterra. Quando eu livrar o meupovodaquelesque o escravizaram e quebrar as suascorrentes, aí todosficarãosabendoque eu sou o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.