1 A palavra do SENHORveio a mim:2Filho do homem, profetizacontra os pastores de Israel; profetiza e dizeaospastores: Assimdiz o SENHORDeus: Ai dospastores de Israel, quecuidam de si mesmos! Nãodevem os pastorescuidardasovelhas?
4Nãofortalecestes a fraca, nãocurastes a doente, nãoenfaixastes a ferida, nãofostesprocurar a desgarrada e nãobuscastes a perdida; masdominaissobreelascomrigor e dureza.
6 As minhasovelhasandaramdesgarradasportodos os montes e portodamontanhaalta; as minhasovelhasandaramespalhadasportoda a face da terra, semqueninguém as procurasse ou as buscasse.
7Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:8Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, já que as minhasovelhasforamentregues à rapina e serviram de alimentoaosanimaisselvagens, porfalta de pastor, e os meuspastoresnãoprocuraram as minhasovelhas, poiscuidam de si mesmos e nãodasminhasovelhas;9ouvi, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:10Assimdiz o SENHORDeus: Eu coloco-me contra os pastores; exigirei as minhasovelhasdassuasmãos e fareicomquedeixem de cuidardasovelhas, e nãocuidarãomais de si mesmos. Livrarei as minhasovelhas da suaboca, paraquenãolhessirvammais de alimento.
12Assimcomo o pastorbusca o seurebanho, no dia em queestá no meiodassuasovelhasdispersas, tambémbuscarei as minhasovelhas. Eu as livrarei de todos os lugaresporondeforamespalhadas, no dia de nuvens e de escuridão.
13Sim, eu as tirareidentre os povos e as congregareidentre as nações; eu as levareiparasuaterra e cuidareidelassobre os montes de Israel, junto às correntes de água, e em todos os lugareshabitados da terra.
14Cuidareidelas em pastosférteis, e o seulugarseránosaltosmontes de Israel; elas se deitarãoalinumbomlugar e pastarão em pastosfartosnosmontes de Israel.
16Buscarei a perdida, tornarei a trazer a desgarrada, enfaixarei a ferida, fortalecerei a enferma e vigiarei a gorda e a forte. Eu cuidareidelascomjustiça.
18Poracasonãovosbastafartar-vos do bompasto? Precisaispisotear o restante de vossapastagem? Nãovosbastabeberdaságuaslimpas? Precisaissujar o restantedaságuas?
27 E as árvores do campodarão o seufruto, e a terradará a suanovidade, e estarãoseguras na suaterra; saberãoque eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as cangas do seujugo e as livrar da mãodosque se serviamdelas.
Nenhum comentário ainda.