1Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:2Filho do homem, profetizacontra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assimdiz o SENHORDeus: Ai dospastores de Israelque se apascentam a si mesmos! Nãoapascentarão os pastores as ovelhas?
4 A fracanãofortalecestes, a doentenãocurastes, a quebradanãoligastes, a desgarradanãotornastes a trazer e a perdidanãobuscastes; masdominaissobreelascomrigor e dureza.
6 As minhasovelhasandamdesgarradasportodos os montes e portodoelevadoouteiro; as minhasovelhasandamespalhadasportoda a terra, semhaverquem as procure ou quem as busque.
7Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:8Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, vistoque as minhasovelhasforamentregues à rapina e se tornarampastoparatodas as feras do campo, pornãohaverpastor, e que os meuspastoresnãoprocuram as minhasovelhas, pois se apascentam a si mesmos e nãoapascentam as minhasovelhas, —9portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:10Assimdiz o SENHORDeus: Eisque eu estoucontra os pastores e delesdemandarei as minhasovelhas; poreitermo no seupastoreio, e não se apascentarãomais a si mesmos; livrarei as minhasovelhas da suaboca, paraque já nãolhessirvam de pasto.
12Como o pastorbusca o seurebanho, no dia em queencontraovelhasdispersas, assimbuscarei as minhasovelhas; livrá-las-ei de todos os lugaresparaondeforamespalhadas no dia de nuvens e de escuridão.
13Tirá-las-ei dospovos, e as congregareidosdiversospaíses, e as introduzirei na suaterra; apascentá-las-ei nosmontes de Israel, junto às correntes e em todos os lugareshabitados da terra.
16 A perdidabuscarei, a desgarradatornarei a trazer, a quebradaligarei e a enfermafortalecerei; mas a gorda e a fortedestruirei; apascentá-las-ei comjustiça.
18Acaso, nãovosbasta a boapastagem? Haveis de pisaraospés o resto do vossopasto? E nãovosbasta o terdesbebido as águasclaras? Haveis de turvar o restocom os pés?
21Vistoque, com o lado e com o ombro, daisempurrões e, com os chifres, impelis as fracasaté as espalhardesfora,22 eu livrarei as minhasovelhas, paraque já nãosirvam de rapina, e julgareientreovelhas e ovelhas.
27 As árvores do campodarão o seufruto, e a terradará a suanovidade, e estarãoseguras na suaterra; e saberãoque eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as varas do seujugo e as livrardasmãosdosque as escravizavam.
Nenhum comentário ainda.